A eleição municipal de 2024 promete jogar os holofotes em mais personagens além dos candidatos que formam as chapas para a disputa. Depois do destaque de Michelle Bolsonaro e de Rosângela da Silva, a Janja, esposas de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva respectivamente na disputa presidencial, a promessa é de que cônjuges atuantes nas redes sociais possam se tornar um trunfo nas campanhas eleitorais no próximo pleito. As informações são de Fernanda Alves, do jornal, O GLOBO.
Casada com o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB), Regina Carnovale Nunes intercala postagens de cunho pessoal com a divulgação de ações política. Com 115 mil seguidores no Instagram, em seu feed é possível ver fotos em festas e em momentos de descontração com seu cachorro assim como registros ao lado do marido na inauguração de conjuntos habitacionais e representando a prefeitura em eventos do Outubro Rosa, de conscientização do câncer de mama. É de forma espontânea, sem muito planejamento, que a primeira-dama paulista pretende conquistar votos para o marido através de suas redes sociais.
— A forma que posso contribuir é divulgando meu trabalho social. Fortalece o Ricardo e mostra que estamos buscando o melhor para a cidade. Minha rede social é aberta, posto coisas de política, mas também fotos com meus cachorros e do meu netinho. Não estou preparando postagens especiais para a campanha do ano que vem — adianta.
Carnovale , que na eleição de 2018 se viu em meio a uma polêmica após a divulgação de um registro de ocorrência de 2011 em que acusava o marido de agressão, ação depois negada pelo casal, garante que está preparada para uma onda ainda maior de ataques no próximo pleito, turbinada por sua atuação na internet. A primeira-dama paulistana ataca a “esquerda” ao se referir a possíveis ataques em 2024.
— A gente tem que estar preparado. Ataque sempre vai ter, principalmente com a gente lidando com a esquerda, que infelizmente adora atacar. Campanha é muita mentira, fake news, mas se as pessoas falarem qualquer tipo de inverdade, elas terão que provar porque senão ganha processo — afirma.
Influenciadora e 37 anos mais jovem: quem é a primeira-dama de Arari que publicou vídeo íntimo por engano
Primeira-dama da cidade de Arari, no Maranhão, Ingrid Andrade ficou nacionalmente conhecida essa semana ao ter um vídeo íntimo publicado por engano em suas redes sociais. Na publicação, que ficou disponível no Instagram por alguns minutos, ela aparecia seminua em uma banheira de espuma. A jovem é casada com o prefeito Rui Filho (PTB).
A cidade que o marido de Ingrid administra tem cerca de 30 mil habitantes. Influenciadora com 28 anos, a primeira-dama tem 10 vezes mais o número de seguidores em seu perfil no Instagram: 310 mil. Ao prefeito cabe fotos de registros em família, como no book de gestante da esposa, quando estava grávida das filhas gêmeas do casal. O perfil conta ainda com dicas de cuidados com a pele, receitas e até mesmo de divulgação de loja de perfumes.
Goiana, Marina Candia atualmente reside em Maceió, capital de Alagoas. A mudança de CEP dela ocorreu em 2019, ao se casar com o João Henrique Caldas, o prefeito JHC (PL), em 2019. Marina já atuava profissionalmente como influenciadora nas redes sociais antes do enlace. Com o casamento, a vida retratada nas postagens também sofreu uma mudança no conteúdo, que deixou de tratar apenas de comportamento para trazer temas políticos.
Atualmente com 133 mil seguidores no Instagram e 96 mil no TikTok, a influenciadora usa a linguagem descontraída das redes para falar de ações da prefeitura, fugindo do padrão das postagens institucionais tradicionais. Um exemplo foi o post de Marina indicado o filme Grinch para ironizar uma polêmica local em torno da montagem da Árvore de Natal gigante no píer Marco dos Corais. A estrutura seria construída pela prefeitura, mas foi vetada pelo Governo do Estado, que administra o ponto turístico. A crise sobre a árvore envolve somente mais um conflito que opõe seu marido JHC ao governador do estado, Paulo Dantas (MDB).
Os posts mais curtidos de Samara Conceição Rodrigues, primeira-dama de Teresina, no Piauí, em seu perfil no Instagram são os que aparece dançando, no melhor estilo ‘tiktoker’. A esposa do prefeito José Pessoa Leal (Republicanos), que tem cerca de 13 mil seguidores, usa ainda suas redes para publicações descontraídas ao lado do marido, como a imagem compartilhada dos dois fantasiados de Maria Bonita e Lampião, no dia do seu aniversário, e abrindo o álbum de família das férias no Ceará. O perfil tem ainda homenagens à primeira-dama Janja e ao presidente Lula, divulgação de presença em eventos e registros de datas comemorativas, com uma homenagem até mesmo no Dia Internacional da Prostituta.
Em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Valéria Leopoldino se autodenomina “primeira-dama voluntária”, e usa suas redes para mostrar uma atuação política independente do marido, o prefeito Sebastião Melo (MDB). Como característica, Valéria chama os porto-alegrenses de “irmãos”, e conseguiu algo almejado até por Janja, ao criar o “gabinete da primeira-dama”. O projeto consta no organograma da prefeitura e é definido como “uma extensão humanizada do gabinete do prefeito”.
Valéria ainda usa seu Instagram para reforçar sua agenda própria, com a publicação de vídeos com doações. Entre uma postagem e outra “institucional”, ela ainda compartilha registros em família.
— A internet ajuda a divulgar nosso trabalho, seguiremos com tranquilidade mostrando aquilo que tem sido construído com muito amor na vida real de nossos irmãos. Gosto também de mostrar fotos dos meus entes queridos e sinto que meus amigos se conectam com essas histórias reais. Mensagens de espiritualidade e projetos solidários também fazem parte dos meus posts no dia a dia, assim como um meme ou vídeo engraçado para descontrair — relata.
Gosto por holofote e estratégia
Para o publicitário Renato Pereira, que já atuou em inúmeras campanhas políticas, essa mistura entre a linguagem descontraída das redes com temas políticos é na teoria a melhor estratégia de comunicação, mas não existe receita de bolo.
— Tanto Janja como Michelle Bolsonaro mostram que isso pode ser muito relevante para o sucesso de um projeto eleitoral, mas não basta querer. A pessoa tem que ter uma agenda, ter visão, carisma e gostar dos holofotes — diz o marqueteiro.
Pereira prevê ainda que as esposas e os maridos dos candidatos, que no passado costumavam ficar à margem na criação das estratégias das campanhas políticas, vão estar no radar de quase todos os profissionais que vão atuar nas áreas de publicidade e comunicação no próximo pleito, em 2024.
O especialista em marketing digital, Marcelo Vitorino, pontua que ser influenciadora digital e ter muitos seguidores nas redes não é sinónimo de capital político nas urnas.
— É o posicionamento político que faz o a pessoa ter peso político. Não adianta ter muitos seguidores, muitos influenciadores famosos tentam se eleger e não conseguem. Mas o peso dos cônjuges nas eleições mudou nos últimos anos, muito por conta da atuação da Michelle Bolsonaro e da Janja. Antes eles não eram vistos como puxadores de voto e agora são, quando conseguem agregar públicos diferentes para a campanha — avalia Vitorino.