Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve começar a viajar pelo mundo em 2022, enquanto intensifica sua campanha para derrotar o presidente de extrema direita do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), diz The Guardian. O jornal inglês diz que ele fará uma série de viagens internacionais por EUA, China, Rússia e México.
Lula viaja o mundo
20 anos após ser eleito o primeiro presidente trabalhador do Brasil, em 2002, ele está se preparando para retornar ao poder no mês de outubro deste ano.
O jornal diz que Lula, 76 anos, deve anunciar formalmente sua candidatura em março.
Isso deve ocorrer logo após o Partido dos Trabalhadores (PT) comemorar 42 anos de sua fundação, em 10 de fevereiro de 1980.
O ex-presidente, que governou de 2003 a 2010 durante os primeiros anos de um boom movido a commodities, fará uma série de viagens ao exterior que os aliados dizem que visam reparar a reputação internacional do país da América do Sul.
Ele deve denunciar a ameaça de Bolsonaro à jovem democracia brasileira .
“O presidente Lula precisa viajar o mundo para reconstruir as pontes que foram destruídas pelo Bolsonaro e denunciar o grande risco que o Bolsonaro continua a representar para a democracia brasileira”, afirmou Alexandre Padilha, ex-ministro Lula e deputado do PT.