A noite desta última quinta-feira (1º) foi marcada pela presença de admiradores, familiares e autoridades que fizeram questão de comparecer ao lançamento do mais novo livro do velejador e escritor Aleixo Belov, 80 anos. Dentre eles estavam o secretário de Turismo da Bahia, Luís Maurício Bacellar Batista, e o capitão dos Portos da Bahia, capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, o chefe do Departamento de Inteligência e Assuntos Marítimos, capitão de fragata Barros, o imediato da Capitania dos Portos da Bahia, capitão de fragata Giovani e o chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos da Bahia, tenente Rodrigo.
Eles tiveram exemplares da obra “Passagem Noroeste 2022”, que narra a expedição inédita feita pelo comandante em um dos trechos mais desafiadores da navegação mundial, autografados por Belov, que fez questão também de conversar com os admiradores de sua trajetória durante a sessão de autógrafos.
O secretário de Turismo da Bahia afirmou que Belov é um verdadeiro embaixador da Bahia por meio de suas viagens pelo mundo, como o que resultou nesta nova obra. “Ele tem feito uma promoção do destino Bahia, levando nosso estado para várias partes do mundo. E isso desperta a curiosidade das pessoas para conhecerem os encantados de nossa terra. Muito obrigado, Belov, por tudo que você tem feito pela náutica e pelo turismo baiano”, afirmou.
O lançamento do livro, o 11º de autoria do velejador, aconteceu no salão de festa do Yacht Clube da Bahia, na Ladeira da Barra, em Salvador, e foi aberto ao público, que pôde ainda conferir a exposição inédita com imagens da viagem, assinada pelo fotógrafo Leonardo Papini. Algumas destas imagens, inclusive, estão em “Passagem Noroeste 2022”, que conta, com riqueza de detalhes, como foi a viagem feita pelo comandante, na época com 79 anos, a bordo do veleiro Fraternidade.
A expedição – a primeira a ser completada por uma embarcação com a bandeira brasileira, como reconhecido pela Marinha do Brasil – teve início em 5 de fevereiro de 2022 e foi concluída no dia 12 de novembro do mesmo ano. Na época, Belov e equipe percorreram mais de 20.000 milhas náuticas, passando pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico. A jornada está presente na obra, que está disponível para a compra no Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, e nos sites museudomaraleixobelov.org.br/ e www.amazon.com.br.
Durante a viagem, Belov contou com uma equipe formada pelo marinheiro Osvaldino Dórea (Lito), a oceanógrafa Larissa Nogueira, a estudante Ellen Brito, o mecânico Hermann Brinker e o engenheiro civil Maurício Pitangueiras. Além deles, alguns outros aventureiros também participaram da expedição em momentos alterados: o navegador argentino Igor Stelli, a terapeuta Ialda Stelli, o médico Fábio Tozzi, o empresário Antônio Barreto, o engenheiro Dilson Assumpção, o velejador Alberico Fabrício Soares e a estudante de oceanografia alemã Luísa Steckhan.