sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Alden apresenta na Assembleia proposições para minimizar os transtornos provocados pelo coronavírus
quinta-feira 23 de abril de 2020 às 17:28h

Alden apresenta na Assembleia proposições para minimizar os transtornos provocados pelo coronavírus

NOTÍCIAS


Lutando para amenizar os problemas enfrentados pela população baiana por causa do Covid-19, o deputado estadual Capitão Alden (PSL) apresentou quatro indicações na Assembleia Legislativa. Na primeira, direcionada ao governador Rui Costa, o parlamentar sugere que os estádios de futebol de grande porte no Estado da Bahia possam ser utilizados para a construção de hospitais de campanha e abrigos no combate ao Covid-19.

O deputado elenca os estádios Arena Itaipava (Fonte Nova), Roberto Santos (Pituaçu), Manoel Barradas (Barradão) e Alberto Oliveira (Jóia da Princesa) como as praças esportivas que funcionariam emergencialmente durante a crise.

Na justificativa do documento, ele cita dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), revelando que “a Bahia dispõe de pouco mais de 2.000 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para internação, sendo que, deste total, apenas 1.000 estão disponíveis através do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Empréstimo

Em duas outras indicações, encaminhadas à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e endereçadas ao chefe do Executivo Estadual e ao prefeito de Salvador, ACM Neto, o deputado mostra-se preocupado com as finanças dos servidores públicos no enfrentamento da crise. Alden solicita que, enquanto perdurar o estado de emergência por conta da pandemia, seja suspensa a cobrança de todos os empréstimos consignados descontados mensalmente do salário do funcionalismo estadual e também dos servidores municipais da capital baiana.

“O momento é de sensibilidade e de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo coronavírus. Por causa dessa crise, várias instituições vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda das pessoas”, afirmou o parlamentar.

Vacina

Já na última indicação, o legislador pede ao governador a inclusão dos bombeiros militares, policiais penais (agentes penitenciários), agentes de trânsito, policiais militares, policiais civis, guardas municipais, seguranças patrimoniais, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, garis, carteiros e outros profissionais que estejam em atividades que possam ser consideradas vulneráveis ou suscetíveis ao contato com pessoas durante o período de isolamento social, no grupo de prioridades durante as campanhas de vacinação do Estado da Bahia de combate ao Covid-19.

Ao justificar seu documento, Capitão Alden lembra que “os profissionais listados, constantemente com o povo, estando em exposição ao risco biológico e probabilidade de contaminação por doenças das mais variadas e danosas à sua saúde, sendo necessários que esses profissionais se encontrem vacinados para não correrem o risco de contágio no desempenho da função”. Ele também salienta que a “Lei nº 6.259 de 30 de outubro de 1975 prevê que cabe ao Ministério da Saúde a elaboração do Programa Nacional de Imunizações, que definirá as vacinações, inclusive as de caráter obrigatório”, concluiu.

Veja também

Haddad descarta alterar meta de primário e diz que bloqueio para 2024 deve chegar a R$ 5 bilhões

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na noite desta última quinta-feira (21) que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!