O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), anunciou no início da tarde desta segunda-feira (12) que vai convocar os senadores da comissão para realizar a sabatina de Cristiano Zanin no próximo dia 21.
Ele também anunciou de acordo c om Ramiro Brites e
, da Veja, que o relator da indicação na CCJ será o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente da Casa. Na semana passada, o Radar mostrou que ele era um dos cinco candidatos ao posto.Em 2021, já chefe da principal comissão do Senado, Alcolumbre demorou quase três meses e meio para sabatinar André Mendonça, o último indicado de Jair Bolsonaro ao Supremo. O período é mais de cinco vezes maior que o de Zanin.
A data foi definida após reunião de Alcolumbre com Zanin, indicado por Lula para o STF no último dia 1⁰ para a vaga de Ricardo Lewandowski, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta segunda.
Pacheco disse que Zanin apresentou seu histórico profissional e “sua disposição de integrar o Supremo Tribunal Federal”. E prometeu dar encaminhamento à votação da indicação no plenário do Senado logo após a apreciação pela CCJ, na mesma data.