De acordo com o Broadcast, O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), confirmou há pouco que se reunirá, ainda hoje, com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como antecipou o Broadcast Político mais cedo. Os encontros do coordenador da transição do governo eleito serão nas residências oficiais de Lira e Pacheco e tratarão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da transição, estratégia favorita para abrir espaço no Orçamento que viabilize o cumprimento das promessas de campanha.
Outro assunto, porém, deve entrar na pauta: as eleições para o comando do Congresso no ano que vem. Enquanto Pacheco já conta com o apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Lira busca, ao menos, um acordo com PT.
Alckmin confirmou outra reunião, também nesta terça-feira, com o presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), Celso Sabino (União Brasil-PA). Como informou o Broadcast eles devem discutir dois modelos da PEC da transição no encontro. De acordo com fontes, estão em discussão duas alternativas, apelidadas de “PEC transparente” e “PEC prática”, ambas abrindo espaço para despesas do novo governo de cerca de R$ 175 bilhões além do teto de gastos em 2023.