O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), cometeu uma gafe nesta última terça-feira (10) e confundiu Eslováquia com Iugoslávia durante declaração à imprensa depois de uma reunião com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico.
A visita de Estado do premiê seria realizada, em princípio, com Lula no Palácio do Planalto, mas o presidente precisou ser substituído pelo vice devido à cirurgia de emergência realizada na madrugada desta terça-feira (10).
“O presidente Lula me pediu que transmitisse um afetuoso abraço e que compartilhasse sua alegria de recebermos. Aliás, é a primeira vez que um primeiro-ministro da Iugoslávia (Eslováquia, quis dizer) visita o Brasil. E nós estamos felizes e honrados”, disse Alckmin durante visita do primeiro-ministro da Eslováquia, nesta terça, no Palácio Itamaraty.
Lula está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após ser submetido a uma cirurgia de emergência para realizar a drenagem de um hematoma na cabeça. Após exames em Brasília por sentir fortes dores na cabeça, Lula desembarcou na capital paulista às 23h e foi direto ao hospital para ser operado.
A internação do presidente foi uma complicação da queda sofrida por ele, no banheiro de casa, em outubro. Na ocasião, ele precisou levar cinco pontos na cabeça e ficou cerca de um mês vetado de fazer viagens internacionais, até viajar para Montevidéu na semana passada.
Robert Fico também aproveitou para desejar melhoras ao presidente Lula e relembrou do primeiro encontro que teve com o presidente brasileiro, ainda no primeiro mandato, em 2003. O eslovaco definiu Lula como um líder de nível mundial.
“Gostaria de desejar, em nome da delegação eslovaca, mas também em nome do povo da nossa nação, de mandar todo o nosso abraço ao presidente Lula como também o nosso desejo de uma rápida recuperação, pois o mundo precisa de personalidades como o presidente dos senhores”, disse Fico.
“Eu me encontrei com ele pela primeira vez em São Paulo, em 2003, numa reunião de partidos socialistas e desde aquele momento eu me convenci do fato de que ele é um líder de formato mundial. Portanto, desejamos melhoras ao presidente Lula e ficarei muito feliz de poder dar as boas-vindas a vocês na Eslováquia a uma visita oficial no mínimo de tempo possível”, concluiu o eslovaco.
Iugoslávia não existe mais
A Iugoslávia, um país que ocupava a região central e sudeste da Europa, deixou de existir no início da década de 1990, após anos de tensões políticas e conflitos étnicos. O processo de dissolução foi marcado pela declaração de independência da Eslovênia e da Croácia, em 1991, e terminou oficialmente em 1992.
Atualmente, os estados reconhecidos como sucessores da antiga Iugoslávia são: Bósnia e Herzegovina, Croácia, Montenegro, Macedônia do Norte, Sérvia e Eslovênia.