O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), falou à imprensa, no começo da tarde desta sexta-feira (8), após a reunião com ministros em que foi abordada a situação dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Entre as medidas, foi anunciada a liberação, para as prefeituras, de R$ 800 por pessoa desabrigada em cada cidade.
— O critério é o número de pessoas atingidas, em cada município. Mas o dinheiro vai ser transferido para o município, para poderem atender melhor a população. São R$ 800 por pessoa desabrigada, não por família. O dinheiro não é para a pessoa, é para as prefeituras — enfatizou Alckmin.
— Hoje fizemos uma reunião e uma avaliação onde levantamos o que já foi feito, as novas medidas que devem ser tomadas e a visita ao Rio Grande do Sul no próximo domingo — diz Alckmin.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social vai encaminhar ao RS 20 mil cestas de alimentos, as primeiras 5 mil chegam neste domingo (9). O Ministério da Saúde encaminhou ao Estado kits de medicamentos para 15 mil pessoas, além de acionar a força nacional do SUS.
Questionado sobre o motivo de o presidente Lula não ter comparecido ao Estado gaúcho, Alckmin responde:
— Os seus ministros estiveram lá. O presidente tinha o 7 de Setembro ontem, no dia anterior teve uma indisposição de saúde, mas todo o governo está empenhado em atender a região.