quarta-feira 20 de novembro de 2024
O Presidente da Argentina Alberto Fernandez - Foto: C.De Luca.POOL/Europa Press/Arquivo 
Home / JUSTIÇA / Alberto Fernández reúne apoio para impeachment contra o presidente do Supremo Tribunal da Argentina
quarta-feira 4 de janeiro de 2023 às 12:32h

Alberto Fernández reúne apoio para impeachment contra o presidente do Supremo Tribunal da Argentina

JUSTIÇA, MUNDO, NOTÍCIAS


O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniu na terça-feira (3) com um grupo de governadores para recolher apoio para o processo de impeachment contra o chefe do Supremo Tribunal de Justiça, Horacio Rosatti, e para a investigação de outros funcionários do mais alto órgão judicial da Argentina.

“Tivemos uma reunião com o presidente com o objectivo de promover a assinatura de um pedido de impeachment no quadro do artigo 53 da Constituição Nacional, devido ao fraco desempenho de funções dos quatro juízes do Supremo Tribunal de Justiça”, disse o governador da província do Chaco, Jorge Capitanich, como relatado pela agência noticiosa Télam.

No entanto, a iniciativa promovida pelo presidente argentino não recebeu o apoio de governadores com um certo peso político, como Juan Schiaretti da província de Córdoba e Omar Perotti da província de Santa Fé, segundo o jornal “Clarín”.

Fernández disse numa carta pública no domingo que ela e vários governadores insistiriam num processo de impeachment “para que a conduta (de Rosatti) no desempenho das suas funções possa ser investigada”. “Vamos também exigir que seja investigada a conduta dos outros membros do mais alto tribunal”, advertiu ela.

O caso decorre de conversas entre o porta-voz de Rosatti, Silvio Robles, e o Ministro da Segurança e Justiça de Buenos Aires, Marcelo D’ Alessandro, no contexto da disputa entre o governo central e a administração de Buenos Aires sobre a distribuição de fundos.

Veja também

Flávio Bolsonaro sobre plano contra Lula, Alckmin e Moraes: Pensar em matar alguém não é crime

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu em seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!