Nesta quinta-feira (26), às 9h, em sessão virtual, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) vota o Projeto de Lei 23.944/202 que institui a nova estatal Bahiainsulina.
A proposta enviada pelo Governo Rui Costa (PT), seria votada na última terça (25), mas a bancada de oposição solicitou uma alteração no texto, após reunião com o secretário de saúde do Estado. O novo texto deve ser enviado ainda hoje à Casa, para ser apreciado amanhã. Conforme publicado pelo Bnews, a bancada oposicionista tende a votar a favor da proposta.
A proposta, que prevê o custo de R$ 200 milhões, subsidiados por uma empresa privada, por meio de licitação, autoriza a instalação da Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) pelo Poder Executivo estadual. Caso seja criado, a Bahia será o primeiro estado do país a produzir insulina.
O equipamento está sendo elaborado há três anos em parceria com a empresa ucraniana Indar, mas causou polêmica na AL-BA devido ao custo e a falta de informações do projeto. O que, segundo interlocutores do parlamento, foi sanado na reunião da última segunda (24). O encontro contou com a participação do ex-deputado José Carlos Aleluia (DEM), que conduziu um projeto similar no Ministério da Saúde, além dos deputados Sandro Régis (DEM), líder do bloco, Tiago Correia (PSDB) e Paulo Câmara (PSDB) e o líder do governo Rui na AL-BA, deputado Rosemberg Pinto.