Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sediou o “VII Congresso IBSP Salvador”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Segurança Pública (IBSP) em alusão ao sétimo aniversário de fundação do instituto. O encontro acadêmico, realizado durante toda a quinta-feira (17), reuniu, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, pesquisadores e integrantes da Segurança Pública de 23 estados.
De acordo com o presidente do IBSP, Azor Lopes da Silva Júnior, o objetivo do evento foi congregar, num debate pluralista e altamente qualificado, autoridades públicas, profissionais do setor, pesquisadores da pós-graduação stricto sensu e lato sensu, professores universitários e estudantes de graduação dos cursos de Ciências Policiais, Ciências Sociais, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo & Comunicação Social e Educação.
O evento contou com três mesas-redondas sobre temáticas voltadas à segurança. A primeira, realizada no turno matutino, discutiu os 15 anos da conclusão da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, de onde saíram 40 diretrizes e sete princípios para nortear o futuro pós-conferência de 2009. Segundo Azor Lopes da Silva Júnior, a ideia foi fazer um diagnóstico sobre o que foi alcançado da pauta ao longo de todos esses anos.
Pela tarde, a segunda mesa-redonda tratou de temas práticos, como o avanço da mediação de conflitos e a importância dos Juizados Criminais na pacificação social. Por fim, na última mesa, discutiu-se os desdobramentos da pesquisa em Segurança Pública, um recorte mais focado no segmento acadêmico. Cada uma das três mesas-redondas contou com a participação de quatro convidados, sob moderação de um pesquisador do IBSP.
Ao final do evento, pesquisadores e autoridades foram agraciados com a Medalha do Mérito Acadêmicos IBSP.