Jovens universitários comprometidos com o futuro. Esse é o lema da 1ª Edição do Deputado Jovem Universitário 2024, que terá início nesta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e vai até a próxima quinta-feira (22). A ação é fruto de uma parceria entre a ALBA, através da Escola do Legislativo, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEC-BA).
Para esta edição, com participação de alunos ingressantes no ensino superior, a seleção foi feita pela Secretaria de Educação, com acompanhamento da Escola do Legislativo, junto aos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). “A seleção é feita desta forma para privilegiar todas as regiões da Bahia, fazendo com que elas tenham representantes aqui na Casa nesta semana do Parlamento Universitário”, explicou Laura Ramos, coordenadora do programa A Escola e o Legislativo e integrante da comissão organizadora do evento.
Ao longo da semana, os jovens universitários participarão de dinâmicas que fazem parte da rotina de um representante do povo. Dentre as atividades previstas, estão a formação de partidos políticos, eleição dos líderes partidários, eleição da Mesa Diretora, reunião de colegiado de líderes, trabalho em comissões e sessão plenária. Além disso, acontecerão solenidades como cerimônia de posse e entrega de diplomas.
“O nosso propósito é fazer com que eles possam vivenciar essa atividade parlamentar aqui na Casa e que possam entender o funcionamento da criação das leis, quais são as competências dos legisladores, o que podem e o que não podem fazer. Durante a semana, eles terão essa experiência simulando a estrutura real de funcionamento do Legislativo”, detalhou a coordenadora Laura.
Despertar para a política
O programa Deputado Jovem Baiano, antes com a participação de estudantes do ensino médio e agora com estudantes universitários, também provoca um despertar para a participação do processo político nas comunidades em que eles residem. “Dos participantes da edição passada do Deputado Jovem Baiano, temos três candidatos a vereador na eleição deste ano em seus municípios. Na edição passada, ainda tivemos projetos que foram apadrinhados por deputados na ALBA: Bira Coroa, Neusa Cadore e Maria del Carmen. Ou seja, temos projetos tramitando na Casa atualmente que são de autoria dos estudantes e que foram apadrinhados por deputados”, apontou Laura.
Programação
Na segunda-feira (19), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, às 14h, acontecerá a abertura do evento. Ao longo da tarde, acontecerão palestras que terão como temas “Introdução da Vivência Parlamentar e Processo Legislativo da ALBA” e “Eleições e Opinião Pública”. A partir das 16h30, acontecerão dinâmicas como criação de partidos, eleição de líderes partidários e formação das chapas e eleição para Mesa Diretora.
Já na terça-feira (20), acontecerá a cerimônia de posse do Deputado Jovem Universitário com entrega dos diplomas e foto oficial na rampa de acesso da Assembleia Legislativa. Pela tarde, no auditório da Casa, acontecerão duas rodas de conversa com as temáticas: “Direitos Humanos e as Políticas Públicas na Bahia” e “Processos Eleitorais”.
Na quarta-feira (21), na Escola do Legislativo e no auditório, ocorrerá a correção de pareceres de projetos de lei no período da manhã. A partir das 14h, as salas das comissões serão palco para as deliberações de propostas.
O auditório da AL-BA sediará, na quinta-feira (22), o encerramento da programação com uma sessão plenária prevista para as 9h. Por fim, a partir das 11h30, acontecerá o debate “Reflexões sobre a vivência Parlamentar”.