A abertura da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais foi realizada na segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Por iniciativa do deputado José de Arimateia (Republicanos), diversos ativistas da causa animal, além de 50 alunos e professores da Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada no bairro de Itapuã, em Salvador, lotaram a Sala José Amando, para assistir atentamente à palestra ministrada pelo educador humanitário, Francisco Athayde, sobre os “Direitos dos Animais”.
Nesse mesmo dia, o republicano também colocou na AL-BA um posto de doação de toalhas e rações de gatos e cachorros, que permanecerá na Casa Legislativa até o dia 4 de outubro. O objetivo é contemplar com as doações a Associação Protetora dos Animais (APA de Feira de Santana), a Associação Pegadas de Amor, além do Abrigo São Francisco de Assis (ABPA-BA), estas últimas de Salvador.
Para ilustrar a importância da Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, através da Lei 13.472/2016, o deputado José de Arimateia reforçou também no plenário que a maior finalidade é disseminar o conhecimento e incentivar o cumprimento dos direitos destes seres vivos, na semana que inclui o dia 4 de outubro, data em que é celebrado o Dia Mundial dos Animais.
“Tivemos uma tarde proveitosa com os alunos, pois a palestra do Francisco Athayde estimulou o conhecimento e a consciência acerca dos direitos dos animais. Acredito que plantamos uma semente nas crianças. Quero ressaltar também que colocamos um posto de coleta de toalhas e rações de gatos e cachorros na Assembleia Legislativa da Bahia, como forma de ajudar os animais do nosso Estado. Compareça e faça também a sua doação”, solicitou Arimateia.
O palestrante Francisco Athayde explicou com detalhes o papel da educação humanitária que trabalha a educação de valores, que, se internalizados, irão influenciar durante toda a vida do ser humano. “Nessa perspectiva trabalhamos também a educação com os direitos dos animais, muitas vezes esquecidos. Focamos na missão dessa criança com esses valores positivos de respeito, compaixão, solidariedade, ética e conscientização com o planeta que ela vive”, explicou.