terça-feira 24 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/AL-BA
Home / NOTÍCIAS / AL-BA reverencia memória do ex-deputado José Clemente que faleceu de Covid-19
terça-feira 10 de novembro de 2020 às 10:18h

AL-BA reverencia memória do ex-deputado José Clemente que faleceu de Covid-19

NOTÍCIAS


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal (Progressistas), decretou luto oficial de três dias em reverência à memória do ex-deputado José Clemente Alvez Gondim, aos 77 anos, pouco mais de um mês após perder a esposa Isabel Cristina Santana Gondim, ex-vice-prefeita de Brumado. Ambos os falecimentos ocorreram por complicações advindas da Covid-19, e chocando a Região Sudoeste, onde eram muito estimados, reconhecidos como profissionais da área de saúde, ele médico, ela dentista, e pelo trabalho social que realizavam e para adiante da atividade política.

José Clemente e Isabel Cristina deixaram, além dos inúmeros amigos, os filhos, Ana Flávia e Antônio Nei, com quem o deputado Nelson Leal se solidarizou, rogando a Deus que os conforte com as lembranças dos incontáveis momentos felizes que viveram em família e apresentou uma moção registrando o seu pesar. O presidente da Assembleia é oriundo da Região Sudoeste e conviveu com o ex-deputado José Clemente em suas duas passagens pelo Parlamento, marcadas pela lhaneza de trato e correção pessoal.

“Pense num homem fino, educado, um gentleman, era o Zé Clemente. Um deputado que honrou a sua terra, Ituaçu, e era uma das vozes políticas mais respeitadas do Sudoeste. Ele estava abalado desde o dia 15 de outubro pela morte de sua esposa, Isabel Cristina. Agora, vai ao encontro dela, no outro lado do caminho. Meu abraço solidário, fraterno, aos familiares e amigos deste nobre baiano”, destacou na moção de pesar apresentada à Secretaria Geral da Mesa da Assembleia Legislativa.

Biografia

José Clemente nasceu em 7 de abril de 1943, em Ituaçu, de onde saiu para concluir o estudo secundário no Colégio Central, em Salvador, em 1967. Formou-se em Medicina pela Ufba em 1979, especializando-se em Oftalmologia. Como médico, chefiou o Serviço Médico da 18ª Ciretran e foi auditor-médico do Inamps. Na política, concorreu a deputado estadual nas eleições de 1994 e 1998, pelo PTB, ficando na suplência nas duas ocasiões. Primeiro, efetivou-se no mandato, em janeiro de 1997, em substituição à deputada Maria Luiza Laudano (PTB), que assumira a prefeitura de Pojuca; depois foi efetivado com a nomeação do deputado Antonio Honorato (PTB) para o TCE e assumiu o mandato em outubro de 2000.

No Legislativo, José Clemente foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo (1997-1998); membro titular das Comissões de Saúde e Saneamento (1997-1998 e 2001), Defesa ao Consumidor (1997-1998), e Seca, Recursos Hídricos e Irrigação (1997-1998); e suplente das comissões de Fiscalização e Controle (1997-1998), Especial de Defesa dos Direitos da Mulher (1997-1998), Minas, Energia, Ciência e Tecnologia (2001), Especial de Relações do Trabalho e Emprego (2001-2002).

Ele também chegou a assumir cargos na administração estadual. Entre 1999 e 2000, foi gerente do escritório da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) em Brumado e coordenador da Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração, então administrada por Benito Gama (PTB).Ele concorreu mais uma vez como deputado estadual, sem êxito, em 2002; e como candidato a vice-prefeito de Brumado em 2004, na chapa de Geraldo Leite, do então PMDB.

Veja também

Onde Bolsonaro passará o Natal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passará o Natal de 2024 com a família em Brasília, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!