quinta-feira 21 de novembro de 2024
Presidente em audiência com integrantes da Messa Diretora - Foto: Vanner Casaes/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / AL-BA restabelece área exclusiva para atuação de parlamentares
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024 às 19:04h

AL-BA restabelece área exclusiva para atuação de parlamentares

NOTÍCIAS


Atendendo à solicitação de parcela significativa dos deputados estaduais, neste início de ano legislativo, o presidente Adolfo Menezes decidiu restringir o acesso à sala do cafezinho da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a quem não trabalha diretamente no plenário, garantindo privacidade aos parlamentares. Integrantes da Mesa Diretora foram consultados sobre a medida, que atinge um público diverso, tal como visitantes, jornalistas e assessores parlamentares.

Todos poderão conversar, entrevistar ou despachar com os deputados no Saguão Nestor Duarte, uma área ampla, onde também há um serviço de café, agora com a equipe de garçons reforçada para oferecer todo conforto ao público frequentador do Legislativo. Portanto, a Sala Deputado Cristóvão Ferreira, local onde funciona o cafezinho da Assembleia, retoma a sua característica anterior de ser um ponto para negociação política e conversas privadas, que foi se perdendo ao longo dos anos, a ponto de ocorrer uma superlotação e não haver lugares para os deputados se acomodarem.

Privacidade

O público que frequenta as sessões do Legislativo, imprensa inclusive, pode constatar a existência desse acúmulo de frequentadores daquele espaço – criado para ser privativo, onde, inclusive, existem banheiros outrora reservados aos deputados e deputadas. Além dos parlamentares, o acesso ao local só é permitido aos diretores e superintendentes da Assembleia e ao pessoal do Cerimonial, quando em serviço. Outra novidade é que, a partir de agora, o acesso ao plenário se fará exclusivamente pelo saguão verde, sendo vedado a todos o acesso através da sala do cafezinho.

Foi também retomada a exigência de paletó e gravata para acesso ao plenário por parte de assessores ou profissionais como fotógrafos e cinegrafistas da Assessoria de Comunicação Social e da TV ALBA. Assessores de imprensa dos deputados terão acesso ao plenário com apoio da segurança em revezamento, enquanto necessário à cobertura jornalística de discursos ou posicionamentos do mandato.

O Poder Legislativo, conforme explicado acima, não está impondo qualquer dificuldade ao trabalho dos profissionais de imprensa, limitando-se a reservar o caráter privado de uma área que já fora exclusiva, privativa para os parlamentares, disponibilizando a todos os setoristas um local alternativo com o mesmo conforto e acesso. Para facilitar a acomodação, foi ampliada a capacidade da bancada Jornalista José Carlos Prata, de oito para 20 assentos, de onde os jornalistas credenciados poderão acompanhar os trabalhos no plenário.

Conforme destacou o presidente, a Assembleia mantém a transparência e abertura costumeiras para o escrutínio da imprensa baiana. Os profissionais que precisarem de conversas exclusivas, privadas, com os representantes dos baianos, sempre poderão ir aos gabinetes, comissões, ao próprio saguão ou ainda ao Comitê de Imprensa Jornalista Edson Alves. Exceto os gabinetes parlamentares, todas as demais estruturas citadas circundam o plenário e se localizam no mesmo piso – sendo de fácil acesso.

Crachá

Para atender a uma solicitação dos jornalistas e radialistas envolvidos na cobertura dos trabalhos diários do Legislativo, o presidente Adolfo Menezes determinou à Superintendência de Recursos Humanos (SRH) a adoção de medidas capazes de facilitar o acesso de todos à sede do Poder, sem a necessidade de se identificar como visitante, diariamente, na portaria.

Os profissionais interessados em obter um crachá específico para a imprensa, que dispensará essa providência, devem deixar uma foto 3×4 no Comitê de Imprensa ou ir diretamente ao SRH, a partir desta quarta-feira (28). Também foi determinada a realização de um recadastramento das vagas no estacionamento reservado à imprensa, ao qual só terão acesso os profissionais cadastrados no Comitê como repórteres, seus diretores ou ex-presidentes, além dos veículos com o logo do órgão de comunicação.

Veja também

Defensoria Pública da Bahia abre seleção com 30 vagas de estágio; saiba como participar

Termina no domingo (24) o prazo de inscrição para seleção de estágio com 30 vagas para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!