A Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa decidiu, nesta quarta-feira (29), solicitar da Conder esclarecimentos acerca da conclusão das obras de urbanização às margens do manancial Ipitanga III, em Pitanguinhas, Simões Filho. Orçado em R$ 14.811 milhões, o projeto, iniciado em 2020 e com conclusão prevista para julho de 2021, continua paralisado.
Segundo o presidente da comissão, Leandro de Jesus (PL), que levou a demanda da comunidade à reunião, a obra prevê a implantação da rede e de tratamento de esgoto, drenagem e pavimentação no bairro em questão, mas a não conclusão tem causado transtornos aos moradores da localidade, que sofrem com alagamentos, sempre que chove. No ofício a ser encaminhado à empresa responsável, o colegiado questiona sobre o andamento e o porquê do atraso das obras.
Boipeba
Na próxima quarta-feira, dia 5 de abril, o colegiado realizará audiência pública para discutir sobre o projeto de construção de um resort na ilha de Boipeba. Para o evento, está prevista a participação de representantes da comunidade, ativistas ambientais, Ministério Público Federal, do Inema, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, de gestores e legisladores municipais de Cairu, da OAB Bahia, entre outros órgãos.
Além do presidente do colegiado, participaram da reunião os deputados Cafu Barreto (PSD), José de Arimateia (Republicanos), Matheus Ferreira (MDB) e Paulo Rangel (PT).