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Coordenador de Desenvolvimento, Fábio Batista mostrou aos assessores todas as movimentações, alterações e complementações que podem ser realizadas acessando o Portal do RH da ALBA - Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA
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quarta-feira 18 de janeiro de 2023 às 08:22h

AL-BA promove treinamento para novos gestores de gabinetes parlamentares

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A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) promoveu nesta última terça-feira (17), através da Superintendência de Recursos Humanos da ALBA, um treinamento dos novos gestores dos gabinetes parlamentares para o início da 20ª Legislatura, a partir de 1º de fevereiro. Os assessores que estão chegando agora ao Parlamento baiano conheceram o funcionamento do sistema, implantado há quatro anos pelos técnicos do RH, processo totalmente digital que trata, neste caso específico, de nomeações, exonerações e posses.

O gerente Cláudio Santana lembrou que 25 (vinte e cinco) deputados estarão ingressando pela primeira vez na Casa Legislativa e vão precisar compor os seus gabinetes com os novos servidores. Ele explicou aos participantes que o sistema é bastante interativo e muito fácil de utilizar. “Temos um sistema próprio, com gestão de gabinete, sem a utilização de papel, onde o gestor, nomeado pelo parlamentar, se encarrega de encaminhar todas as inserções para o RH”.

As funcionalidades do sistema foram apresentadas para que os novos gestores dos gabinetes possam se ambientar, percebendo como podem enviar as informações necessárias para as indicações dos secretários parlamentares, os denominados SP, nos seus diversos níveis de cargos e salários. Para o gerente do RH, “o sistema age como um facilitador na inserção desse pessoal, já que o deputado precisa de um assessoramento eficiente no exercício de seu mandato na Assembleia”.

Quem deu o passo a passo do treinamento foi o coordenador de Desenvolvimento, Fábio Batista, que mostrou todas as movimentações, alterações e complementações que podem ser realizadas acessando o Portal do RH da ALBA. O analista fez simulações práticas sobre a forma de gerenciar cada gabinete. Falou sobre a distribuição dos cargos, alertou a respeito da cota de recursos destinada a cada legislador para montar sua equipe, instruiu quanto às mudanças de vencimentos e também esclareceu quais documentos eram obrigatórios para que os funcionários pudessem assumir.

Além de ensinar como nomear e exonerar um servidor, Fábio Batista ressaltou que todo o processo só estaria concluído depois que fosse enviado para o setor de Recursos Humanos, que geraria o ato oficial a ser publicado no Diário do Legislativo. Abertura de conta no banco, opção pelo plano de saúde, a correta declaração do estado civil e o termo de posse remota foram assuntos respondidos pela equipe do RH, por meio das servidoras Rita de Cássia, do Departamento de Posse, e Evely Gabriel, coordenadora do Setor de Pagamentos.

O superintendente do RH, Francisco Raposo, acompanhou de perto a explanação, garantindo que a Casa das Leis está à disposição e mobilizada para atender aos novos gestores a partir da Escola do Legislativo, Serviço Social e Serviço Médico-Odontológico, as três unidades vinculadas ao departamento que dirige. Diz que muita gente que está entrando mês que vem precisa ser cadastrada em um curto espaço de tempo, já que o fechamento da folha de pagamento tem de estar finalizada até, no máximo, dia 10 de fevereiro, mas fala que essa iniciativa foi apenas o primeiro contato. “Depois o pessoal da área legislativa também deverá realizar um treinamento para os novos gestores, ensinando como fazer moções, indicações e projetos de lei. Acredito ainda que a área administrativa deve comunicar sobre a verba de gabinete a ser utilizada e outros procedimentos”, afirmou o superintendente.

Ênio Mendes, que já trabalha há oito anos na ALBA, estava lotado no gabinete do deputado Alex Lima (PSB), que em outubro passado não concorreu à reeleição. Em 2023, já no time do deputado eleito e diplomado, Felipe Duarte (PP), considerou que o curso foi muito importante, pois o sistema desenvolvido é único, sendo fundamental para facilitar a eficiência, evitando erros ou qualquer desgaste ao longo do mandato. Antonia Correia é jornalista e fazia assessoria de imprensa do deputado Dal (PP), que se elegeu deputado federal. Como não tinha ciência de como funcionava o sistema, uma vez que não era essa a função que exercia, a comunicadora diz que foi relevante o aprendizado adquirido, especialmente com relação à gestão de pessoal. Antonia vai integrar o quadro do deputado Pancadinha (Solidariedade), eleito e diplomado.

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