Foram publicados no Diário Oficial desta última terça-feira (7) os nomes dos líderes e vice-líderes das bancadas da maioria e minoria, das federações partidárias e de partidos avulsos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
De acordo com a publicação, o deputado Robinson Almeida (PT) será o líder da Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PV e PC do B.
A Federação terá como vice-líder a deputada Ludmilla Fiscina (PV). O bloco reúne 17 deputados estaduais, o maior em número de parlamentares na AL-BA.
Já a deputada Fátima Nunes (PT) será a líder da bancada do Partido dos Trabalhadores no Parlamento. Ela assume o cargo no lugar do colega Osni Cardoso e será responsável por liderar uma das maiores representações partidárias da Casa Legislativa, por um período de dois anos. As deputadas Neusa Cadore e Maria del Carmen serão as vice-líderes.
Outra agremiação cujo nome do líder foi publicado no Diário Oficial do Legislativo desta terça foi o Partido Progressista. Com uma bancada formada por seis deputados, o PP será liderado por Niltinho e terá como vice-líder o deputado Felipe Duarte.
Com uma bancada formada por nove parlamentares, o PSD terá como líder a deputada Ivana Bastos. Os nomes dos vice-líderes, no entanto, ainda não foram publicados no Diário Oficial. Já a liderança do bloco PL/Solidariedade será exercida pelo deputado Luciano Araújo (SD). Ele terá como vice-líderes os deputados Raimundinho da JR (PL) e Pancadinha (SD).
O União Brasil, por sua vez, não só já oficializou o nome do líder, o deputado Márcio Oliveira, como já definiu mais quatro vice-líderes para a bancada formada por 10 deputados. São eles: Luciano Simões (1º vice-líder), Júnior Nascimento (2º vice-líder), Kátia Oliveira (3º vice-líder) e Pedro Tavares (4º vice-líder).
Também foram oficializados os nomes do deputado Alan Sanches (UB), como líder do bloco da minoria. O bloco é formado por quatro partidos: União Brasil, Republicanos, PSDB e PDT. E o nome do deputado Rosemberg Pinto (PT) como líder da maioria – bloco formado pelo PT, PSD, PSB, Patriota, PC do B, PSC, PV, PP, MDB e Avante.
Os líderes têm o papel de serem porta-vozes de suas bancadas, indicando os nomes que vão integrar as comissões do Legislativo. Eles podem também indicar os presidentes e vices dos colegiados. Mas tudo isso em negociação com os líderes da maioria e da minoria e respeitando a proporcionalidade da composição das comissões da Casa. A distribuição de tempo de discurso no plenário é uma das outras atribuições desses líderes.