O Parlamento baiano intensificou, essa semana, a inclusão digital dos seus servidores às novas ferramentas, implementadas na Casa na gestão do presidente Nelson Leal (Progressistas), que dispensam uso de papel, carimbos, impressoras, assinaturas e despachos manuais, além de pilhas de documentos físicos. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) reforçou o agendamento de treinamentos para o uso do novo sistema de processo digital Paperless Leg, responsável pela tramitação virtual de documentos entre órgãos, setores e pessoas, assinados digitalmente pela certificação digital implementada recentemente.
Desde o dia 14 de setembro, todos os servidores efetivos e temporários e deputados podem abrir processos administrativos e legislativos de modo totalmente digital. As inovações, ratifica o presidente, potencializam a eficiência, a publicidade e a economicidade da gestão e da administração pública. Em termos financeiros, Nelson Leal estima uma economia de até R$2 milhões por ano nas contas da ALBA.
Treinamento
Além de material disponível no endereço www.al.ba.gov.br/servicos/paperless – um ambiente virtual de treinamento com manuais, vídeos e tutoriais – estão sendo oferecidos treinamentos aos servidores sobre o sistema de processo digital da ALBA. Basta fazer o agendamento através do e-mail ajudapaperless@alba.ba.gov.br. São três opções de interação: o treinamento presencial, restrito às dependências da Casa; o treinamento remoto, através de videoconferência pela Microsoft Teams; e ainda uma operação assistida, em que o solicitante obtém o suporte e acompanhamento de um técnico para abertura do processo, o que pode ser feito presencial ou remotamente. Além dos treinamentos, a equipe de TI da ALBA está à disposição para ajudar e tirar dúvidas sobre o sistema, que possui a tecnologia de certificação digital, permitindo a validação de assinaturas de documentos feitas digitalmente. Nesse período de pandemia, servidores que aderiram ao certificado já estão despachando processos remotamente através do site paperless.alba.ba.gov.br:8080/sisgd. “A pandemia só fez acelerar o processo de digitalização total da Assembleia”, esclarece o presidente Nelson Leal, que, no final de julho, inaugurou o processo de certificação digital do gabinete da Presidência, assinando eletronicamente, com um único comando, mais de 200 processos digitais que, em papel, necessitariam de despachos e assinaturas.