sexta-feira 22 de novembro de 2024
A CCJ será presidida pela deputada Maria del Carmen (PT). É a primeira vez na história que uma mulher comandará esse colegiado vital na estrutura da Assembleia Legislativa da Bahia. Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / AL-BA instala as dez comissões permanentes
quinta-feira 9 de fevereiro de 2023 às 06:51h

AL-BA instala as dez comissões permanentes

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) instalou na tarde desta última quarta-feira (8) as dez comissões técnicas permanentes, elegendo seus presidentes e vice-presidentes para esse primeiro ano da 20ª Legislatura. Todas as comissões são extintas ao final do ano e o Regimento Interno prevê as indicações dos integrantes (pelas lideranças partidárias) até a realização de três sessões plenárias, pois sem o funcionamento desses colegiados nada pode ser votado no plenário do Legislativo, já que é necessário a existência de um parecer técnico das comissões.

Caberá a cada colegiado fixar o calendário de trabalho, bem como o dia da semana, horário de funcionamento e sala, de maneira a permitir que os parlamentares possam participar de reuniões em mais de um colegiado. As comissões funcionam em turnos diversos do plenário, portanto as reuniões ocorrerão no turno matutino de segunda a quarta-feira – sendo a composição proporcional à representação das federações ou representações partidárias, bem como a escolha dos presidentes e vice-presidentes.

O líder governista, Rosemberg Pinto (PT), participou da abertura dos trabalhos e falou sobre a importância do pleno funcionamento da Casa e do papel vital das comissões permanentes ou especiais para o funcionamento do Poder: “A comissão é o coração da Casa Legislativa. Lá acontece o debate político e técnico dos projetos em tramitação, bem como das grandes questões nacionais, estaduais ou que afligem aos baianos. Nas comissões as relações pessoais e políticas são construídas. A sua volta é muito importante para o funcionamento da vida política”, definiu.

As comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento, Educação e Serviços Públicos, Agricultura e Política Rural, Mulher, Saúde, Infraestrutura, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor já poderão começar a deliberar e a debater qualquer projeto em tramitação. A Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Parlamento, indispensável para a apreciação de matérias em plenário será presidida pela deputada petista Maria del Carmen. É a primeira vez na história que uma mulher comandará esse colegiado vital na estrutura da Assembleia Legislativa da Bahia.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!