Conselheiro do TCE-BA por 25 anos, faleceu neste domingo, aos 74 anos
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), externou o pesar da Casa pelo passamento do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Pedro Henrique Lino de Souza, aos 74 anos, ocorrido neste domingo (15), em Salvador. Soteropolitano, nascido em 8 de novembro de 1950, Lino exerceu o mandato de conselheiro de contas por 25 anos, desde 1999.
“Polêmico, crítico, mas extremamente competente. É assim que posso definir o conselheiro do TCE Pedro Lino, um homem dedicado à causa pública, com inúmeros serviços prestados à Bahia. A AL-BA está realmente de luto porque perdemos um grande quadro da política e da gestão do Estado”, externou o chefe do Legislativo estadual, enviando também um abraço fraternal e solidário à família e aos amigos de Lino.
O procurador-chefe da AL-BA, Graciliano Bonfim, também lamentou a perda de um “grande conselheiro de contas: “Lino foi meu colega de turma na Universidade Federal da Bahia, grande amigo ao longo da sua vida. Lamento com muito pesar esta notícia. Sinto profundamente não poder estar presente nos funerais, pois encontro-me nos Estados Unidos, onde nasceu meu primeiro neto”, diz o procurador Bonfim.
Alan Sanches lamenta morte de Pedro Lino
O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), líder da oposição na AL-BA, também lamentou o falecimento do conselheiro Pedro Lino.
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do conselheiro. Ele teve uma trajetória marcada pelo empenho, pela retidão e pela atuação zelosa na sua missão de fiscalizar a utilização correta dos recursos públicos. Minha solidariedade à família e aos amigos nesse momento de despedida”, declarou.
“Pedro Lino se tornou uma verdadeira referência por causa da forma técnica e exemplar como atuava no TCE, sempre comprometido com a transparência e a ética no serviço público. Sua partida deixa uma lacuna muito grande no Tribunal, mas, ao mesmo tempo, deixa um legado respeitável para as novas gerações de servidores e gestores públicos”, completou Alan Sanches.
Pedro Lino, bacharel em Direito e Mestre em Direito Econômico pela Faculdade de Direito, pela Universidade Federal da Bahia, será cremado nesta segunda-feira (16), no Cemitério Jardim da Saudade, com missa de despedida às 11h.