domingo 17 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / AL-BA é apresentada a 200 estudantes de escolas municipais baianas
sábado 17 de agosto de 2024 às 17:30h

AL-BA é apresentada a 200 estudantes de escolas municipais baianas

NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu, nesta semana, a visita de 200 estudantes de quatro escolas municipais baianas, que puderam conhecer as instalações e a estrutura organizacional da AL-BA, além de entender a função dos parlamentares na Casa. As visitas fazem parte das atividades do Programa A Escola e o Legislativo, criado e gerido pela Escola do Legislativo, com o objetivo de promover a aproximação do parlamento estadual com a comunidade baiana.

De terça (13) a quinta-feira (15), estiveram na Casa Legislativa os alunos da Escola Municipal Dagmar Miranda, de Riachão do Jacuípe; do Centro Municipal de Educação Infantil Mario Altenfelder, e do Centro de Educação Ávila Góes, ambas de Salvador; e da Escola Municipal de Vida Nova, situada em Lauro de Freitas.

As visitas começaram com a recepção da coordenadora do programa, Cynthia Rabelo, que explicou aos jovens o roteiro e as atividades a serem desenvolvidas. Em seguida, os visitantes assistiram às palestras dos professores Evandro Carvalho e Islândia Dias, relativas ao mural de Caribé e ao painel de Carlos Bastos – obras de arte que fazem parte da decoração da instituição. Também acompanharam a explanação sobre os Três Poderes e a função do Legislativo, feita pela coordenadora Laura Ramos; e a Estrutura Organizacional da Casa, apresentada pela chefe do departamento de Taquigrafia, Marilanja Pereira.

Na Biblioteca, os estudantes foram apresentados, pela servidora Rosângela Lopes, ao acervo literário e às publicações da Casa, momento da visita em que aconteceram sorteios de livros publicados pela ALBA. No Memorial, a partir dos ensinamentos dos servidores Pierre Malbouisson e Cláudio Menezes, tiveram acesso a documentos, fotografias e objetos que contam a história da Assembleia Legislativa da Bahia.

Diretora da Escola Municipal de Vida Nova, Andreia Monteiro considerou a atividade de extrema importância para os alunos. “É uma experiência nova, porque a realidade deles é bem diferente, muitos deles conhecem hospitais, escolas, mas desconhecem esse lugar onde as pessoas, funcionários trabalham para a lei. Assim, começam a ter ideia da grandeza do lugar e, quem sabe, poderão, um dia, estar aqui, produzindo, opinando e mudando a vida deles e da comunidade”, disse.

Ana Vitória Barbosa, de 12 anos, alegou ter gostado da visita, e elegeu o que mais lhe impressionou. “Gostei muito das explicações sobre arte e o trabalho dos deputados”, revelou.

Segundo Cynthia Rabelo, coordenadora do programa, das quatro escolas visitantes, três ainda não conheciam in loco a instituição. Na visão da servidora, viabilizar a aproximação da sociedade com a ALBA é algo enriquecedor para o entendimento dos jovens acerca do funcionamento do Poder Legislativo. “Eles saem maravilhados com a estrutura, as palestras, principalmente do mural de Caribé, e ficam muito encantados com a biblioteca

Veja também

Movimentos pedem reforma inadiável da ONU e taxação dos super-ricos

Os movimentos sociais e entidades da sociedade civil organizada reunidos no G20 Social propõem aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!