A disputa pelos assentos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) já começou, mas dois partidos em particular já possuem seus espaços marcados. Um é o PSD do senador Otto Alencar e o outro o PT do governador Rui Costa. Ambos, seguindo a proporcionalidade que manda o regimento da Casa.
Enquanto o socialista Alex Lima levou a primeira vice-presidência com base em um acordo pela desistência na briga pela presidência da Casa, dão conta de que o PSD, segunda maior bancada na Casa, deve emplacar a deputada Ivana Bastos na segunda vice-presidência.
Enquanto isso, segundo o Bnews, o partido do governador que possui o maior número de eleitos no Parlamento, a 1ª secretaria, que hierarquicamente, depois da 1ª vice-presidência, é a mais importante da Mesa. Nomes ainda estariam sendo debatidos no PT.
As negociações em torno dos 10 espaços restantes na Mesa serão retomadas a partir dessa segunda-feira (7).
Vale lembrar que a oposição, que hoje comanda a 1ª secretária, já antecipou que brigará para permanecer com as três vagas que possui. “Se você fizer a conta proporcional, a oposição continua com três vagas na Mesa Diretora. Não é uma prerrogativa que o presidente [Nelson Leal] está dando à oposição, isso quem fala é o regimento da Casa. Então, tem que se cumprir”, enfatizou, ressaltando, inclusive, que o apoio a Leal não foi condicionado à espaços.