quarta-feira 22 de janeiro de 2025
Proponente da sessão, Alan Sanches elogiou trajetória do homenageado Foto: Ascom ALBA/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / AL-BA concede Título de Cidadão Baiano ao médico e professor Renato Deláscio Lopes
sexta-feira 1 de setembro de 2023 às 16:36h

AL-BA concede Título de Cidadão Baiano ao médico e professor Renato Deláscio Lopes

NOTÍCIAS


O professor e médico cardiologista Renato Deláscio Lopes recebeu, em sessão especial na manhã desta quinta-feira (31) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o Título de Cidadão Baiano proposto pelo deputado Alan Sanches (UB). No seu discurso de saudação, o parlamentar declinou “alegria enorme” por homenagear, em vida, o cardiologista “que tem contribuído demais para o desenvolvimento da Medicina”

Defensor da medicina baseada em evidências, Renato Lopes tem se tornado ‘um dos maiores pesquisadores na cardiologia mundial” e, com sua personalidade inquieta, “sempre busca avançar mais nas descobertas, melhorando a prática médica”, destacou Sanches. O deputado discorreu sobre o extenso e fecundo currículo do homenageado, que atualmente participa de 14 estudos como investigador principal no centro de pesquisa clínica das disciplinas de Clínica Médica e Cardiologia da Unifesp. Lopes trouxe para o Brasil mais de dez estudos clínicos nos últimos cinco anos.

Inesquecivél

Alan Sanches finalizou seu discurso com uma passagem do poeta português Fernando Pessoa, onde afirma que “o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, fatos inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Renato Lopes, prosseguiu o parlamentar, é um grande médico e,“de fato, inesquecível”. Sanches agradeceu, com sinceridade, “a toda colaboração e ajuda no crescimento da cardiologia baiana e, consequentemente, nas vidas que puderam e poderão ser salvas por este conhecimento”.

O homenageado agradeceu a honraria e se declarou “extremamente feliz” por recebê-la. Considerou tratar-se a coroação a mais de uma década de colaboração acadêmica, científica e médica que mantém com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Seção Bahia. Com a entidade e com as universidades baianas, Lopes mantém trabalho de parceria formando alunos e pesquisadores, orientando teses de doutorado e trazendo para o Estado os mais recentes estudos e pesquisas científicos na área da cardiologia.

Para o membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Gilson Feitosa Filho, a concessão do título de Cidadão Baiano ao paulista Renato Lopes “é muito merecido” e uma satisfação para todos os cardiologistas baianos. O homenageado, destacou, ostenta “muitos anos” de contribuição para a medicina e dedica atenção especial à Bahia, onde participa, desde 2012, do congresso estadual de cardiologia, “trazendo notícias relevantes”, inclusive sobre os bastidores das mais recentes pesquisas da área.

Contribuição

Renato Deláscio Lopes é membro do Comitê Técnico da MDHealth, empresa de educação médica que atua na América Latina. Livre docente da Divisão de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina e doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, fez pós-doutorado na Duke University, onde cumpriu o Programa de Fellowship em Cardiologia e é Full Professor de Medicina da Divisão de Cardiologia. É, ainda, diretor do Departamento de Validação de Eventos Clínicos (CEC) e diretor Associado do Programa de Fellowship do Duke Clinical Research Institute (DCRI).

Trabalhando diretamente com educação médica, ao lado de outros pesquisadores, o cardiologista desenvolveu um estudo com mais de dois mil pacientes de cinco países, incluindo o Brasil, analisados entre junho de 2014 e novembro de 2016. A pesquisa comprovou a sua teoria sobre a importância de levar conhecimento para médicos e pacientes. Publicado na revista científica The Lancet, em 2017, o ensaio clínico mostrou que uma intervenção educacional multifacetada pode ter impacto direto na prevenção de doenças.

Renato Deláscio recebeu vários títulos ao longo da carreira, dentre eles o Robert Califf Award for Outstading Mentorship, em 2011, da Duke University em reconhecimento à excelência do seu trabalho e orientação junto aos colegas da mesma instituição. É professor afiliado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e professor-orientador do Programa de Pós-graduação da mesma instituição. É fundador e diretor executivo do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI) e do Centro Brasileiro de Saúde Global da Escola Paulista de Medicina/Unifesp em colaboração com a Duke University e a Marinha do Brasil.

Ele lidera importantes ensaios clínicos de larga escala na área da cardiologia. É coeditor chefe da Revista Brasileira de Cínica Médica, editor associado do American Heart Journal e revisor de periódicos científicos internacionais como Journal of the American Medical Association (Jama) e The Lancet. Editou 15 livros nas áreas de Cardiologia, Medicina Intensiva e Clínica Médica, incluindo o livro oficial de Pesquisa Clínica do Duke Clínical Research Institute da Duke University. Diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Diretor da Associação Brasileira de Nutrição, tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Urgência, Pesquisa Clínica, Epidemiologia Clínica, Bioestatística e Medicina Intensiva. Em 2016, recebeu título de Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia, e o Prêmio Mérito SBC/SBC International Award, da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Veja também

Veja 25 profissões que estão em alta em 2025; cargos mais procurados

O mercado de trabalho para 2025 apresenta novas tendências, com uma alta quantidade de profissões …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!