domingo 22 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / AL-BA concede Comenda 2 de Julho a Severiano Alves
domingo 9 de junho de 2019 às 09:30h

AL-BA concede Comenda 2 de Julho a Severiano Alves

POLÍTICA


O ex-deputado federal, advogado e educador Severiano Alves foi laureado com a Comenda 2 de Julho pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), em sessão especial que enalteceu sua dedicada trajetória em favor da causa da Educação. Proposta pelo deputado Euclides Fernandes (PDT), o concorrido evento, realizado na quinta-feira (6), reuniu familiares, amigos e lideranças políticas.

“É o reconhecimento ao seu incansável trabalho na melhoria da qualidade do ensino e na sua expansão aos mais isolados locais onde existam crianças precisando aprender a ler e escrever para poder alcançar novos e importantes objetivos na vida”, justificou Euclides, trazendo à tribuna detalhes sobre a vida do homenageado, que foi ainda procurador federal, prefeito do município de Saúde e ocupante de inúmeros cargos nas administrações federal e estadual.

O proponente relatou que Severiano Alves, natural da zona rural de Antas e de família humilde, permaneceu analfabeto até os 15 anos de idade, já que a escola mais próxima de onde morava ficava a 20 quilômetros, no povoado de Guloso. “Esta sua paixão pela educação é decorrente de tudo que passou na infância e juventude”, anotou Euclides, contando que, só em junho de 1957, quando veio morar em Salvador com uma das sobrinhas do pai, o jovem viu a oportunidade de aprender a ler e a escrever.

Além de depoimentos de políticos, o parlamentar trouxe algumas frases do próprio educador – como “A educação é um caminho que nunca nos leva ao fim, mas é a única direção que nos faz encurtar distâncias” – para ilustrar o reconhecimento, por educadores, professores e estudantes, do seu trabalho em prol da educação brasileira. Foi citada, por exemplo, a fala do ex-senador Cristovam Buarque, destacando ‘sua dedicação e competência na aprovação da Lei do Piso Nacional Salarial para Professores do Ensino Básico na Rede Pública Brasileira’.

Antes de chamar os familiares para entrega da honraria, Euclides Fernandes ressaltou que, ao longo da sua vida pública, Severiano nunca deixou de acreditar que um dia possam todos dizer: “O Brasil venceu pela Educação”. O homenageado recebeu a medalha e o diploma de sua esposa Cristina Passos, das filhas Lara, Giselle, Maria Clara e Maria Tereza e da neta Larissa.“Estou sendo homenageado por um trabalho de consciência vocacional e causa de vida, que é a Educação, pois entendo que ela é a minha lição de vida e a minha vida será sempre eterna aprendiz”, disse Severiano Alves, já na condição de ‘comendador’, no início do seu pronunciamento.

Contou sua trajetória na capital baiana, sua labuta diária atrás de um balcão de bar ou quitanda, ‘sempre durante o dia para poder estudar à noite’, assim concluindo o curso primário, ginásio, científico e clássico, até conseguir um emprego de auxiliar de serviços gerais na Reitoria da Universidade Federal da Bahia. Sem disfarçar a emoção, citou reiteradas vezes a gratidão por seus pais, já falecidos, Dionísio Alves de Souza e Tereza Dantas de Souza.

Deputado federal por três mandatos, Severiano Alves ocupou a presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em duas ocasiões. Ele destacou algumas leis que contaram com sua participação, como o Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Prouni (Programa Universidade para Todos), Lei do Sistema de Cotas, Lei do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), Lei do Sistema de Financiamento do Ensino Superior (Fies), entre outras contribuições.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!