Em uma cerimônia concorrida e dinâmica, os servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) comemoraram, na tarde da última terça-feira (30), no Auditório Jornalista Jorge Calmon, o 15º aniversário de criação da Escola do Legislativo.
Na abertura do evento, que contou com a presença do presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes, da primeira-dama, Denise Menezes, foi anunciada a volta do Coral do Legislativo, regido pelo maestro Ângelo Rafael, que interpretou músicas juninas, a exemplo do Xote das Meninas e Asa Branca, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.
Também prestigiaram a festa os deputados José de Arimateia (Republicanos), Neusa Cadore (PT), Antonio Henrique Jr (PP), Luciano Simões (UB), Hassan (PP), Fabíola Mansur (PSB), Matheus Ferreira (MDB), Marquinhos Viana (PV), Fátima Nunes (PT), Angelo Coronel Filho (PSD) e sua esposa, Tanisia Cunha; dos servidores da ALBA e parceiros do departamento aniversariante.
A programação começou com a palavra da diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, que fez uma retrospectiva das atividades desenvolvidas ao longo dos anos, como os cursos de idioma, pilates, as visitas das escolas à Casa, as exposições de arte, a organização de eventos, entre outras funções. Além da volta do Coral do Legislativo, Fernanda anunciou, também, o projeto ALBA Verde, a ida às escolas, e a multiplicação do saber nas cidades do interior. “Estamos começando um novo ciclo de programas que estarão atentos em oferecer atividades para ajudar as pessoas a se aproximarem do Parlamento, da aprendizagem do processo político e democrático como parte da vida em sociedade”, afirmou.
Em uma fala rápida, por conta dos compromissos, o presidente da Casa parabenizou a equipe da Escola do Legislativo pelo trabalho realizado ao longo dos 15 anos de existência, “que tanto tem feito e que muito irá fazer”, e ressaltou a importância do departamento para a ALBA. Também lamentou o período de interrupção de alguns programas durante a pandemia, sobretudo o de estágios, que ainda está pendente, devido à exigência de processo licitatório, ainda não concluído. “Mas esperamos que seja concluído o mais rápido possível, para que a gente tenha aqui, dezenas, centenas de alunos de tantas escolas, que mais precisam deste estágio aqui na nossa Assembleia, como já houve no passado”, ensejou.
Realizações
Gerente do Departamento Pedagógico da Escola do Legislativo, Yuriko Guimarães falou do objetivo da Escola, criada para centralizar todas as atividades de capacitação dos servidores, tanto na área administrativa, quanto parlamentar. Nos 15 anos, segundo ela, mais de 15 mil pessoas foram capacitadas. Quanto às ações de aproximação com as comunidades estudantis, até agora, a ALBA recebeu a visita de cerca de 58 mil visitas, uma ação importante para a sociedade, “pois cria consciência política, e permitem que se sintam inseridos, sabendo o quanto é importante para eles, enquanto cidadãos, ter esse contato e esse conhecimento”, afirmou.
Projetos especiais
Com relação às conquistas do Departamento de Projetos Especiais, cujos programas se apoiam na integração e qualidade do trabalho, na educação socioambiental e sustentabilidade e na educação para a cidadania, a gerente do setor, Jéssica Freire, comemorou, entre outras realizações, a capacitação de mais de 1.300 pessoas pelo programa Empreender, e mais de 500 exposições de arte promovidas pelo setor. Entre as novidades, ela anunciou o Alba Verde, oriundo do Reciclalba, que vem com nova marca e identidade visual, o programa Multiplicar que auxilia as câmaras municipais de toda a Bahia na implantação de suas Escolas do Legislativo, “e a gincana do Saber, um projeto que visa levar, às crianças e aos jovens, os conhecimentos básicos de cidadania e da Constituição Federal”.
No final da festa, a AL-BA homenageou o superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, servidor há mais de 35 anos, e funcionários que viram nascer a Escola do Legislativo e contribuíram para o seu sucesso. Foram eles Maria Gilda Santana, primeira diretora da Escola (2008/2014), Juliana Araújo (2014/ 2016), Fernando Porciúncula (2016/17), e os gerentes Marcyane Pirajá e Newton Santos.
Para Francisco Raposo, que também contribuiu para a construção do departamento, a Escola do Legislativo é um instrumento estratégico da Casa, que possibilita aproximar Parlamento e sociedade, com cursos, concursos, treinamentos, palestras, exposições e visitas das escolas públicas. “E dessa forma a gente entende que tem prestado um grande serviço, tanto no processo de divulgação do Poder Legislativo, quanto na parte interna, de qualificação do servidor, o que, pra nós, é de muita importância”.
A comemoração foi encerrada com um coffee-break aos funcionários da Casa.