segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Juliana Andarde/Agência ALBA
Home / POLÍTICA / AL-BA apresenta Serviço de Assinatura e Certificação Digital
quinta-feira 28 de novembro de 2019 às 05:24h

AL-BA apresenta Serviço de Assinatura e Certificação Digital

POLÍTICA


Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) lançou na tarde desta última quarta-feira (27) o Serviço de Assinatura e Certificação Digital da Casa. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), o serviço ficará à disposição dos diversos setores da AL-BA, logo depois que a Mesa Diretora aprove e publique a legislação necessária para validar os certificados.

De acordo com o coordenador da equipe de desenvolvimento de sistemas, Sidinei Carvalho, a certificação foi elaborada seguindo todas as normas do ICP-Brasil, entidade que regulamenta os serviços de certificação digital. “Então para o nosso sistema de assinatura e certificação ter validade e ser reconhecida precisamos ter essa legislação que são três atos e uma resolução que devem ser aprovadas pela Mesa Diretora e publicadas no Diário Oficial”. Só depois disto é que os serviços poderão ser utilizados e terão validade e fé pública.

Sidinei explicou ainda que para facilitar a implantação do sistema, desenvolvido a partir de uma troca de tecnologia com o TCE, foi criada uma nova camada de serviço integrado. “Desta forma, não precisamos implantar a assinatura em todos os sistemas que funcionam na Casa. Cada um desses sistemas vai dialogar diretamente com a camada de assinatura e validação e desta forma consumir o serviço sem necessidade de diversas implementações, além de ter mais segurança da aplicação da política em legislação vigente”, completou.

A parceria com o TCE foi possível graças a um convênio assinado em maio deste ano entre a AL-BA e a Corte de Contas. O convênio, assinado pelos presidentes Nelson Leal e Gildásio Penedo, previu a troca de tecnologia para o desenvolvimento e implantação da Certificação Digital na Assembleia.

Com relação aos sistemas que já funcionam na Casa, Sidinei Carvalho esclareceu que todos devem passar por adaptações para consumir o serviço de assinatura e certificação. “Mas isso será feito na proporção que a alta gestão definir os sistemas a serem integrados. Enquanto isso as assinaturas poderão ser feitas individualmente e de forma fácil”. Ainda segundo Sidinei, o sistema criado é intuitivo e dispensa treinamento para os usuários.

Ele explicou ainda que cada servidor da Casa terá o seu certificado pessoal. “Isso porque quando um servidor for fazer uma solicitação de férias ou gerar qualquer outro documento, ele não vai precisar mais imprimir para assinar e carimbar, mas apenas assinar digitalmente, que o documento passará a ser reconhecido e válido para qualquer setor da Casa”, explicou. Cada certificado terá prazo de validade de três anos, no entanto os documentos assinados serão válidos por tempo indeterminado.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação, Armando Veloso, esse projeto é o primeiro passo efetivo para a implantação do programa papel zero na AL-BA. “Com a Certificação Digital todos os documentos produzidos dentro da Assembleia passam a ter validade e sua autenticidade pode ser verificada eletronicamente pela internet. Assim podemos alcançar a meta de implantar o papel zero na Casa”, disse.

Para o superintendente de Administração e Finanças, Almiro Cunha, trata-se de um projeto inovador e que coloca a Assembleia em um novo patamar. “Seguimos firmes no propósito de modernizar a AL-BA, conforme planejado e solicitado pelo presidente Nelson Leal. Esse sistema de assinatura e certificação coloca a Casa como uma Autoridade Certificadora e os documentos gerados aqui passam a ter validade jurídica. Agora novos passos serão dados no caminho da modernização”, arrematou.

Veja também

“Me preparando para essa nova tarefa”, diz vereador Augusto Vasconcelos sobre ser secretário do governo da Bahia

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) se prepara para um novo desafio na política. A partir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!