domingo 23 de fevereiro de 2025
Home / DESTAQUE / AL-BA apreciou 933 proposições no primeiro semestre, diz levantamento
quinta-feira 27 de junho de 2019 às 06:46h

AL-BA apreciou 933 proposições no primeiro semestre, diz levantamento

DESTAQUE, POLÍTICA


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) apreciou, segundo levantamento, 933 proposições no primeiro semestre de 2019. De acordo com dados, entre as proposições votadas em plenário e submetidas ao escrutínio da Mesa Diretora estão projetos de lei de iniciativa parlamentar e dos poderes Executivo e Judiciário, além de indicações, moções e requerimentos.

O deputado Nelson Leal (PP) considerou como positivo esse primeiro período do ano legislativo também porque a AL-BA recuperou o protagonismo na discussão de temas do interesse da Bahia e dos baianos, bem como da sua ação fiscalizadora.

Explicou que a extensa agenda cumprida na Assembleia nesse início de legislatura contou com o apoio do conjunto dos parlamentares: “A expressiva renovação determinada pelas eleições não impediu que rotinas fossem estabelecidas e que as comissões técnicas funcionassem plenamente”, acrescentou. Para o presidente, os debates nas comissões, em sessões especiais e audiências públicas aproximaram ainda mais o Legislativo do cidadão, em sintonia com as necessidades, urgências e queixas da nossa gente:

“Além dos projetos votados – ponto fundamental, mas não único, no dia a dia do Parlamento –, trouxemos técnicos, dirigentes de órgãos, empresários, representantes do terceiro setor e, acima de tudo, o povo para discutir aqui os mais diferentes assuntos”, completou. O presidente da Assembleia Legislativa acrescentou que, nesse primeiro momento, também houve uma modernização dos processos administrativos e legislativos, bem como dos respectivos setores, que se adequaram ao novo ritmo de trabalho que no segundo semestre deve ganhar ainda maior velocidade e visibilidade para a sociedade.

Debates

Nessa linha, papel intenso foi levado a efeito nas comissões permanentes e especiais, que trouxeram para o Legislativo pautas que afetam diretamente a sociedade baiana. Os debates sobre saúde, educação, segurança pública, agricultura familiar, agronegócio, barragens, direitos das mulheres, direitos LGBT, dos índios, economia, Banco do Nordeste, Dnocs, Fafen, entre outros, ilustram o leque de atuação de todos os 63 parlamentares que se aprofundaram em temas substanciais para o desenvolvimento da Bahia.

As pautas nacionais também integraram o roteiro de discussões no Palácio Luís Eduardo Magalhães e Auditório Jornalista Jorge Calmon, neste primeiro semestre. Audiências públicas para debater os exacerbados preços das passagens aéreas, a Medida Provisória 868, que altera o marco legal do saneamento básico, e a reforma da Previdência são exemplos desta preocupação dos legisladores da Bahia.

São marcos destes primeiros meses de gestão ainda a realização da reunião do ParlaNordeste com os presidentes das Assembleias Legislativas dos estados nordestinos, que resultou na elaboração da “Carta de Salvador”; e o encontro preparatório com o presidente da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais do Brasil (Unale), deputado Kennedy Nunes, para organizar a Conferência Nacional da entidade, que está pré-agendada, para novembro deste ano, na Assembleia Legislativa da Bahia.

Institucionalmente, a ALBA também passou por uma significativa mudança na tomada de decisões. Houve, neste primeiro semestre, a intensificação das reuniões da Mesa Diretora e implementação de duas novas instâncias decisórias: o Colégio de Líderes e as reuniões com os presidentes das comissões temáticas, responsáveis pela discussão e definição dos projetos de autoria parlamentar que serão votados – bem como de toda a pauta do plenário.

Para Nelson Leal, estes são espaços que vieram para ficar e devem ser valorizados e reforçados a cada dia: “É preciso dividir os espaços de decisão para ampliar a democracia no Legislativo. Penso que este é um dos projetos mais importantes da minha gestão. Soma-se a isso a ampliação dos espaços para que a minoria trabalhe sua agenda e exponha a sua opinião para ser ouvida”, frisou.

Aliado a estas mudanças, a ALBA iniciou novos projetos de modernização neste período. Na primeira etapa, foi assinado, um convênio com o Tribunal Contas do Estado (TCE) para reduzir a quantidade de papel utilizada pela Casa, que, além de proporcionar economia e salvar árvores, agilizará procedimentos administrativos. O projeto “Papel Zero” integra os sistemas do órgão de controle externo ao Parlamento estadual, através de uma rede, e criou também a assinatura digital, certificada para gestores da Casa.

Outras etapas estão previstas para o segundo semestre envolvendo as superintendências e diretorias internas da Alba. A Superintendência de Recursos Humanos já utiliza o portal do RH com ponto eletrônico, contracheques e outros documentos disponibilizados através de sistema eletrônico. Nesse sentido, a Diretoria de Tecnologia de Informação da Casa vem criando ferramentas para aumentar a eficiência nas atividades legislativas e administrativas.

O setor de taquigrafia é outro que, em conjunto com a comunicação, vem desenvolvendo ações para ampliar a transparência da ALBA, dando acesso aos cidadãos a discursos e atividades legislativas, através do portal da Assembleia. A Comunicação Social intensificou a publicação de matérias sobre a produção dos parlamentares e reativou as redes sociais da Casa.

Completa o quadro administrativo a tarefa atribuída à Superintendência de Administração e Finanças de examinar todos os contratos de prestadores de serviço vigentes, na busca de redução ainda maior de custos, o que implicará no cancelamento de alguns e equalização de outros no ano em curso.

Para o segundo semestre, o presidente Nelson Leal colocou como meta instalar o projeto “ALBA Verde”, que alia as medidas já iniciadas a outras novas, como a parceria público-privada para abastecer a Assembleia com energia 100% limpa. O projeto está em fase final de elaboração e será anunciado tão logo esteja concluído. A redução de copos descartáveis e o reservatório de captação de água de chuvas são outras medidas inseridas na proposta do presidente.

Veja também

Partido de Bolsonaro quer ofensiva com os mais pobres para aproveitar desgaste de Lula

Discursos no 1º Seminário de Comunicação do PL, na quinta (20) e sexta-feira (21) deixaram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!