A Assembleia Legislativa do Estado da Bahia informa que está aberto, a partir desta terça-feira (24), o credenciamento de imprensa para a cerimônia de posse dos deputados estaduais eleitos para compor a 20ª Legislatura. O prazo de credenciamento se encerrará na sexta-feira (27) e a entrega das credenciais se dará nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na Assessoria de Comunicação Social.
Cada veículo impresso e online terá direito a uma credencial para repórter e uma para fotógrafo. As televisões terão uma para repórter e outra para cinegrafista, as emissoras de rádio apenas uma para repórter. Os interessados devem enviar e-mail para ascomalba@gmail.com o assunto “credenciamento”. Na solicitação de credenciamento, deve ser informado: nome completo; cargo/função; RG; veículo de imprensa.
A cerimônia acontece no dia 1º de fevereiro de 2023, impreterivelmente às 14h30, no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, sede do Legislativo estadual. Serão realizadas duas sessões com caráter deliberativo. Na primeira, os parlamentares tomam posse e na seguinte, realizada imediatamente após, serão eleitos os integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2023/2025. Jornalistas não têm acesso ao plenário nas sessões plenárias e, devido à limitação de espaço, fotógrafos e assessores dos deputados ingressarão em sistema de rodízio.
A tribuna de imprensa ficará à disposição exclusiva dos cinegrafistas das emissoras de TVs. Os jornalistas poderão acompanhar a cerimônia nas salas onde funcionam as comissões da Casa. A equipe de assessoria da Assembleia Legislativa disponibilizará fotos através de uma pasta compartilhada do Google Drive. Os interessados devem enviar e-mail solicitando cadastro prévio. A Assessoria de Comunicação está à disposição para mais informações. Os fotógrafos credenciados devem procurar a equipe da Assessoria de Comunicação da ALBA para orientação a respeito da cobertura.
Credenciamento de assessores
O credenciamento dos assessores dos deputados também deve ser encaminhado para a Ascom no mesmo endereço de e-mail. Durante a posse dos parlamentares, no ato de juramento, os respectivos assessores terão acesso rápido ao plenário em grupo para fotografias e filmagens – num sistema de rodízio – para que outros assessores possam entrar e assim haver um controle do fluxo de pessoas no local. De acordo com o Regimento Interno da Casa, durante a sessão de posse apenas os deputados e autoridades constituídas podem adentrar o plenário, além dos servidores da Casa com atividades inerentes à solenidade.