Os ajustes no secretariado do governo Rui Costa (PT) podem fazer com que Carlos Martins, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), seja realocado em outra pasta.
Segundo o Bahia Notícias, o espaço aberto atenderia também outra indicação do próprio PT. “Coringa” do governador Rui Costa, Martins estaria cotado para assumir a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), após o PSB migrar para a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri).
Um dos interlocutores do partido aponta que em “nenhum momento” foi ventilada a hipótese do partido perder a indicação da SJDHDS. Caso o secretário Martins seja escalado para outra posição no governo, o PT deve indicar “um substituto à altura para a Secretaria de Justiça”.
O governador tem promovido atualização do perfil do seu governo, com saída de alguns partidos e reposicionamento de outros. Segundo fonte vinculada ao governo, procurada pelo BN, os alvos das mudanças seriam a Sema, a própria SJDHDS e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que ficariam sob guarita do PT.
Josias Gomes, atual titular da SDR, pode pular de pasta mais uma vez, depois de ter passado também pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) durante o primeiro mandato de Rui. As mudanças na SDR e na SJDHDS aparecem pela primeira vez no bolão de apostas do reequilíbrio de forças, que culminaria com uma ampliação do espaço do próprio PT no primeiro escalão.
A “dança das cadeiras” se daria por conta de nenhum partido estar “plenamente satisfeito” e “sempre ter mais alguma opinião a apresentar”. O PT estaria disposto a dialogar com o governo e deixaria o governador “à vontade para decidir mas, claro, tem opinião e indicação de alguns quadros que podem contribuir com o governo”. E marcaria também o desembarque de PDT e PL da base estadual, numa reação ao apoio das duas siglas à candidatura de Bruno Reis (DEM) à prefeitura de Salvador em 2020.