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sexta-feira 2 de dezembro de 2022 às 06:57h

Airbus testará motor a hidrogênio no gigante A380

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A Airbus anunciou que está desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio – e que planeja testá-lo no maior avião comercial já levado aos céus.

A gigante da aviação francesa revelou no Airbus Summit 2022 em 30 de novembro que montará o motor entre as asas e a cauda de um superjumbo A380 modificado. Os voos de teste são estimados para 2026 , como parte da iniciativa Airbus ZEROe para lançar uma aeronave de emissão zero até 2035.

The ZEROe demonstrator has arrived | Airbus

“Em termos de aerodinâmica, o A380 é uma aeronave muito estável. Portanto, a cápsula presa à fuselagem traseira por meio do stub não representa um grande problema”, disse Mathias Andriamisaina, chefe de demonstradores e testes ZEROe da Airbus, em um declaração.

Will the Airbus-CFM H2 flight demonstrator use metal or composite tanks? |  CompositesWorld

A Airbus já havia revelado projetos conceituais para uma aeronave utilizando combustível de hidrogênio líquido e motores de combustão, mas o vice-presidente de Aeronaves de Emissão Zero, Glenn Llewellyn, sugeriu que as células de combustível sozinhas podem ser suficientes para alimentar aeronaves comerciais menores.

Upcoming ZEROe announcement

O motor usa células de combustível para converter o hidrogênio em eletricidade, que então alimenta uma hélice. “Em escala, e se as metas tecnológicas forem alcançadas, os motores de célula de combustível podem ser capazes de alimentar uma aeronave de 100 passageiros com um alcance de aproximadamente 1.000 milhas náuticas”, disse ele.

O hidrogênio há muito é apontado como uma alternativa sustentável ao combustível tradicional para aviação, seja como combustível ou usado para gerar eletricidade por meio de células de combustível. A indústria da aviação produz 2,8% das emissões globais de CO2, mas enfrenta desafios mais difíceis do que outros setores para se descarbonizar, e o progresso tem sido lento.

Embora as aeronaves movidas a hidrogênio estejam em desenvolvimento desde meados do século 20 , elas enfrentaram obstáculos significativos, principalmente a baixa densidade de energia do hidrogênio em comparação com o querosene, a disponibilidade e o preço historicamente baixo deste último.

A infraestrutura necessária para produzir e distribuir hidrogênio também é um problema. No Airbus Summit, o chefe da Airbus, Guillaume Faury, alertou que isso era “uma grande preocupação” e poderia inviabilizar os planos da empresa de introduzir uma aeronave movida a hidrogênio até 2035.

Mas o hidrogênio pode se tornar um ativo fundamental na aviação comercial mesmo antes do desenvolvimento de aeronaves inteiramente novas baseadas nele. Dias antes do anúncio da Airbus, a Rolls-Royce e a companhia aérea de baixo custo EasyJet disseram que haviam convertido com sucesso um motor de avião comum para funcionar com combustível de hidrogênio líquido – uma novidade mundial , afirmam eles.

O teste de solo envolveu um tipo de motor Rolls-Royce atualmente usado em aviões comerciais e militares, e um segundo teste já está planejado. Em seguida, o teste será expandido para um motor Rolls-Royce Pearl 15 , que é usado para alimentar jatos executivos da Bombardier capazes de voos de longa distância.

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