A Embrapa agora conta com dois representantes na diretoria da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid). Os pesquisadores Maria Emilia Alves e Lineu Rodrigues, ambos da Embrapa Cerrados, participaram da solenidade de posse da nova diretoria e do conselho consultivo da entidade para o triênio 2024- 2027, realizada em 27 de fevereiro na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.
A Abid contribui há 52 anos para o desenvolvimento da agricultura irrigada no Brasil, fomentando a articulação entre os setores público, privado e instituições de ensino e pesquisa. A associação promove eventos e cursos, como o Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), que em 32 edições tem reunido todo o setor – técnicos, pesquisadores, professores, estudantes e empresas – para discutir e propor soluções para uma agricultura irrigada mais sustentável. Além disso, edita a Revista ITEM, uma publicação técnico-científica para a transferência de conhecimento e a divulgação de tecnologias.
Na nova gestão da Abid, Maria Emília Alves será a 1ª vice-presidente, enquanto Lineu Rodrigues será o sub-diretor de Relações Institucionais. O novo presidente da entidade é Sílvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará.
Para Maria Emilia, a integração de pesquisadores da Embrapa a entidades como a Abid é um movimento natural. “O compartilhamento dos conhecimentos que desenvolvemos no ambiente de pesquisa vem contribuir para o desenvolvimento da agricultura irrigada por meio da disseminação de tecnologias e práticas que enriquecem as discussões e as articulações”, afirma.