Abre alas que o bloco da agricultura familiar vai passar. São as delícias produzidas por agricultores e agricultoras familiares da Bahia, que marcam presença no circuito da folia, durante o Carnaval de Salvador 2023, em camarotes como Planeta Band, Camarote Club e TVE Bahia.
Para não perder o ritmo e repor as energias, foliões vão contar com degustação dos bombons de chocolate Bahia Cacau, da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), e os doces em massa de umbu e maracujá da Caatinga, orgânicos, e nego bom de umbu, da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).
Tem também o guaraná de açaí da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), as amêndoas de licuri, da Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina (Coopes), e o nego bom tradicional de banana, da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan).
Em clima carnavalesco, a agricultura familiar leva também para os circuitos a farinha de copioba, da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (Coopera), o mel, da Cooperativa dos Apicultores de Ribeira do Pombal (Cooarp), e a geleia de frutas vermelhas, da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada).
Investimentos
As organizações produtivas são apoiadas pelo Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, cofinanciados pelo Banco Mundial e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), respectivamente.
De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a agricultura familiar marca presença nesses espaços que receberão públicos de todas as partes do Brasil e do mundo. “Os produtos da agricultura familiar da Bahia já fizeram parte do Carnaval de Salvador, no ano de 2020, e, neste ano de 2023, com a retomada dessa grande festa, não será diferente. Estamos sempre em busca, para que esses produtos alcancem novos espaços e mercados”.
Ecofolia
Durante a folia, a CAR/SDR também está apoiando a atividade de 500 catadores(as) de resíduos sólidos, que atuam na coleta seletiva e comercialização de materiais recicláveis, incluindo-os socioprodutivamente durante o Carnaval de Salvador 2023, com a disponibilização de centrais de apoio geridas por redes de cooperativas de reciclagem do estado. A ação, que iniciou no dia 11 fevereiro e segue até o próximo dia 22 de fevereiro, é realizada em parceria com a Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary).
Ação Carnaval 2023
Neste próximo domingo (19) acontecerá também uma ação promocional para os(as) foliões(ãs) do Camarote BAND, para degustação de produtos da agricultura familiar da Bahia. O objetivo é divulgar os produtos e o Empório da Agricultura Familiar, instalado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. A ação integra a estratégia de apoio à comercialização de produtos de cooperativas e associações da agricultura familiar da Bahia.