sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Agricultores da França realizam paralização em marcha até Paris
segunda-feira 29 de janeiro de 2024 às 13:53h

Agricultores da França realizam paralização em marcha até Paris

MUNDO, NOTÍCIAS


Um protesto nesta segunda-feira (29) que está sendo realizado na França por agricultores, pode parar o país.

Não é um acidente, não é o mau tempo. São mesmo milhares de agricultores em marcha para Paris, congestionando a maioria das grandes estradas que vão dar à capital francesa.

Milhares de agricultores franceses fizeram subir de tom os protestos, alinhando com aquilo que também se tem visto na Polónia ou em Itália, mas juntando-lhe a caraterística contestação francesa. É que, quando é para reivindicar, ninguém o faz como eles.

Mas afinal, porque os agricultores que são o maior produtor agrícola da Europa estão na rua?

Inflação e importações

Dizem que não estão a receber o suficiente, que estão asfixiados pelo excesso de regulação, nomeadamente aquela que se dirige à proteção ambiental.

Algumas das maiores preocupações passam pelo aumento agressivo da competitividade, sendo que os preços negociados com os supermercados é um problema específico do caso francês.

As críticas são particularmente dirigidas ao governo francês e aos retalhistas, uma vez que os agricultores alegam que as medidas de combate à inflação deixaram vários produtores incapazes de cobrir os custos de energia, fertilizantes e transporte.

Depois, o plano do governo para colocar um fim aos benefícios fiscais para a compra de gasóleo agrícola também deixou o setor descontente. Trata-se de outra medida para o setor energético, mas que os agricultores veem com maus olhos.

Em paralelo, as importações de bens a partir da Ucrânia, um tema particularmente sensível na Polónia, também estão a deixar vários agricultores descontentes. Existe ainda outro problema com a importação de produtos. É que estão em curso negociações para concluir um acordo entre a União Europeia e a Mercosur, a comunidade económica da América do Sul, que os agricultores europeus temem que possa afetar a competitividade de produtos como açúcar, cereais ou carne.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!