O democrata Chuck Schumer, líder da maioria no Senado americano, afirmou neste último sábado (4) que o balão espião chinês derrubado permitirá que os americanos tenham acesso à tecnologia do Partido Comunista de Pequim.
“Condeno fortemente a incursão descarada do presidente Xi (Jinping) no espaço aéreo americano e elogio a liderança do presidente Biden em derrubar o balão chinês sobre o mar para garantir a segurança de todos os americanos”, disse Schumer em um comunicado. “Agora nós podemos coletar o equipamento e analisar a tecnologia usada pelo Partido Comunista Chinês.”
O método de analisar equipamentos para entender a tecnologia por trás deles é conhecido como engenharia reversa. “Se os americanos conseguirem encontrar o material no mar e o equipamento não estiver imprestável, a engenharia reversa certamente irá acontecer“, diz o coronel da reserva Paulo Filho.
“Vai ser interessante ver a reação dos chineses. Como eles alegam tratar-se de um balão meteorológico, em princípio não vão querer aparentar muita preocupação. Talvez façam uma nota de protesto, sem citar os equipamentos. Vamos ver“, diz Paulo Filho.