O presidente Lula (PT) pousou na base aérea de Madri, capital da Espanha, nesta terça-feira (25) por volta das 14h (9h no horário de Brasília). O primeiro compromisso na cidade foi um encontro com representantes de centrais sindicais, no hotel onde o presidente está hospedado. Em seguida, ele se reuniu com empresários na Casa América, na Praça de Cibeles.
Amanhã, Lula visita o presidente do país, Pedro Sanchez, no Palácio Moncloa, e também almoça com o rei da Espanha, Felipe VI, no Palácio Real.
Durante a visita do presidente Lula à Madri, serão assinados quatro acordos, incluindo um memorando de entendimento na área da educação superior, para intensificar o intercâmbio entre os dois países; e um acordo de cooperação entre os ministérios do Trabalho.
Também será assinado um convênio na área da seguridade social e um acordo em pesquisa científica para projetos em áreas como saúde, meio ambiente e transição energética.
Os dois países ainda devem conversar sobre as expectativas para a realização do acordo Mercosul-União Europeia, já que a Espanha vai presidir o Conselho Europeu no segundo semestre deste ano.
A Espanha é o segundo país que mais investe no Brasil, atrás apenas dos EUA.
O comércio entre os dois países ultrapassou US$ 13 bilhões em 2022, com um superávit brasileiro de US$ 6 bilhões.