Fenômeno nas redes sociais, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), conta com ajuda de uma agência especializada em mídia digital, contratada pelo diretório de seu partido em Pernambuco, diz o colunista Fábio Zanini, da Painel.
A Hermanos, sediada na capital pernambucana, o assessora em ações para gerar engajamento. O acordo vem desde a gestão do antecessor doe Campos, Geraldo Júlio (2013-20), que também era do PSB.
Procuradas pelo Painel, a agência e o partido não deram detalhes sobre o contrato, como valor e duração. A Hermanos não quis dar entrevista, sob a justificativa de que a pessoa responsável na agência pela conta de Campos está de férias.
O prefeito teve um aumento exponencial em sua presença nas redes sociais desde o início do ano, especialmente no período de Carnaval.
Candidato à reeleição, ele mais que quadruplicou seu número de seguidores no Instagram, passando de 500 mil no final de 2023 para 2,3 milhões agora.
Como comparação, os prefeitos de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), e do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), cidades bem maiores do que a capital pernambucana, estão na casa dos 600 mil seguidores.
Também houve crescimento de Campos em outras redes, como TikTok e X. A explicação para o salto é uma bem-sucedida campanha de marketing pessoal, que envolveu até descolorir o cabelo. O prefeito é definido por um aliado como “nativo digital”.