A gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) pode realizar segundo Maurício Leiro, do o portal Bahia Notícias, realocações de lideranças políticas dentro do governo. A primeira troca aventada recentemente foi a saída do deputado federal Afonso Florence (PT) da Casa Civil. No entanto, não seria um desembarque do governo, já que a ida para outra pasta não estaria descartada.
Muito ligado a Jerônimo, Florence permanece com prestígio com o governador. Apesar disso, informações obtidas pelo Bahia Notícias com lideranças petistas apontam que a chegada de Florence para outra pasta pode ser uma solução para impedir que o aliado fique desprestigiado. Entre as possibilidades aventadas internamente, o cenário visto com maior possibilidade estaria na ida para a Secretaria de Planejamento (Seplan).
Responsável por levar Jerônimo para Brasília durante o primeiro governo da ex-presidente Dilma Rousseff, quando foi indicado para ser ministro do Desenvolvimento Agrário, Florence não sairia da gestão e se manteria em uma pasta “próxima” à atividade que executa atualmente. O movimento apaziguaria um “embate velado” entre Florence e o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, pelo papel de articulação, já apontado pelo BN.
O movimento “acalmaria” eventuais descontentamentos e, eventualmente, possibilitaria a chegada de Marcus Cavalcanti, fato ainda não confirmado nos bastidores, que atualmente trabalha em Brasília, como secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) no âmbito da Casa Civil do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Cavalcanti participou da transição do governo federal e chegou a ser cotado para o primeiro escalão na Esplanada dos Ministérios.
Com isso, perderia o posto ainda conforme o Bahia Notícias, Cláudio Peixoto, que já exerceu o cargo de Superintendente de Orçamento Público, unidade sistêmica vinculada à estrutura da Seplan, entre os períodos de 2007 a 2015 e de 2019 a 2021. No intervalo de 2015 a 2019, foi nomeado para o cargo de Chefe de Gabinete da pasta. Logo após passou a cumprir cumulativamente as funções de secretário em exercício e chefe de Gabinete da Seplan no período entre março e dezembro de 2022.