A Aegea, que tem entre os sócios a Itaúsa, venceu os dois lotes de ativos de saneamento no Ceará disponibilizados no leilão de Parceria Público Privada (PPP) apoiado pelo BNDES nesta terça-feira.
A companhia ficou com responsabilidade de prestar serviços de esgoto para 4,3 milhões de pessoas em 24 municípios localizados nas regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri, no Ceará. A empresa também se comprometeu a universalizar os serviços de esgotamento sanitário até 2033, informou o BNDES em comunicado à imprensa.
O leilão das PPPs de esgotamento sanitário nas regiões urbanas de cidades atendidas atualmente pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) contou com a participação de mais três grupos: Consórcio Sanece, Iguá Saneamento e Consórcio Ceará Norte-Sul.
As ofertas da Aegea foram de 7,65 milhões e 11,4 milhões de reais pelos lotes 1 e 2 do leilão, representando deságios de 27,9% e 37,9% em relação aos valores do edital.
Os investimentos são estimados em R$ 6,2 bilhões, dos quais R$ 2,8 bilhões nos cinco primeiros anos. O fornecimento de água tratada permanecerá sob a responsabilidade da Cagece.