Advogados baianos se reuniram na última quinta-feira (30) para fundar o Instituto de Direito Tributário da Bahia (ITB). Eles analisaram o contexto da crescente discussão sobre a reforma tributária no Brasil.
Presidida pelo advogado Diego Marcel Costa Bomfim, a entidade surge como motor para o estímulo e difusão do estudo de Direito Tributário no estado. Além disso, o instituto tem como objetivo fortalecer o Direito na Bahia, que forma grandes tributaristas para o Brasil.
Na vice-presidência foi designado o procurador do município Pedro Caymmi. Já a mesa diretora é formada pelos advogados Leonardo Nuñez Campos, secretário-geral; Matheus Fontes Monteiro, secretário adjunto; Henrique Silva de Oliveira, diretor financeiro; Daniela Borges, diretora financeira adjunta; e Ciro Calheira Menezes, diretor.
O ITB também possui um Conselho de Fundadores e nele estão integrados os tributaristas Carlos Leonardo Brandão Maia, Emanuel Faro Barretto, Harrison Ferreira Leite, Helder Silva dos Santos, José Antônio Ferreira Garrido, Marselle Christine Costa Bomfim, Rafael Figueiredo e Tácio Lacerda Gama.
A entidade também anunciou que, em breve, vai abrir inscrições direcionadas aos profissionais do Direito Tributário e estudantes universitários da área para se tornarem membros associados.