Por iniciativa da vereadora Lorena Brandão (PSC), a Câmara Municipal de Salvador concedeu na sexta-feira (18), a Medalha Thomé de Souza ao advogado João Marcelo Ribeiro Duarte. A sessão solene foi realizada no Plenário Cosme de Farias.
Presidindo o evento, Lorena Brandão justificou a concessão da Medalha enaltecendo a atuação do jurista como professor de Direito e sua luta para alcançar os objetivos. “Marcelo é uma máquina de sonhar, e o maior combustível do ser humano é sonho”, salientou a vereadora.
Na semana de comemoração ao Dia do Professor, a vereadora lembrou que o educador dedica a vida para adquirir sabedoria e compartilhar. “Esta é a maior homenagem que eu poderia lhe fazer, porque esta é maior da Casa”, frisou. Segundo Lorena, que também é professora de Direito, ambos formaram cerca de 2.500 alunos em 50 turmas.
A outorga da Medalha Thomé de Souza foi entregue a Marcelo Duarte pela esposa, Renata Lorena Duarte. O homenageado demonstrou satisfação ao receber a comenda, a mais importante da Casa Legislativa, e iniciou o discurso citando o pastor e ativista norte-americano Martin Luther King: “I have a dream (Eu tenho um sonho)”, recordando, emocionado, das dificuldades para estudar e atingir os objetivos.
“É uma honra estar recebendo uma medalha tão importante, a maior comenda do Município, que já foi entregue a grandes personalidades desta cidade, que prestaram importantes serviços. Me sinto honrado por fazer parte deste rol”, disse, revelando ter sido motivado por Lorena a seguir a magistratura.
“A tua vitória está na perseverança, sempre objetivando atingir o que almejava com o coração”, disse o presidente do Ministério Internacional Batista Caminho das Árvores, bispo Átila Brandão.
Contribuição
A solenidade reuniu familiares, amigos e alunos, que lotaram o Plenário em reconhecimento à trajetória do homenageado. Os componentes da mesa discursaram e foram unanimes ao destacar o trabalho de Marcelo Duarte, na condição de professor e advogado dos sindicatos dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) e dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindpoc).
“A maioria das pessoas que estão aqui não veio pelo título, mas pela ideia de lhe dar um abraço e agradecer por sua contribuição em suas vidas”, afirmou o inspetor da Guarda Civil Municipal (GCM), Alisson Carvalho.
Representando os advogados criminalistas do Estado, o jurista Sérgio Reis disse que “a homenagem é altamente merecida, pela pessoa simples e pela contribuição máxima (do condecorado) para a sociedade”.
Além dos citados, a mesa de trabalho dirigida por Lorena Brandão também contou com as presenças da bispa Mailde Brandão, do Ministério Internacional Batista Caminho das Árvores; o presidente do Sindseps, Bruno Carianha; a vice-presidente do Sindpoc, Ana Carla Souza; e o corregedor-geral da GCM, Mateus Adan.
A solenidade contou ainda com apresentações musicais da cantora gospel Talita Menezes, e da banda da Guarda Civil Municipal (GCM), que executou o Hino Nacional sob a regência do maestro Hamilton Fernando.