Após tornar-se referência feminina na advocacia baiana e ser eleita a primeira vice-presidente mulher da Ordem no estado, Ana Patrícia pode transformar a história mais uma vez
Em 91 anos de existência, OAB da Bahia nunca teve na presidência uma mulher e negra. Este ano, para o triênio 2022-2024, a advogada Ana Patrícia Dantas está liderando as pesquisas. A votação acontecerá dia 24 de novembro. São quatro chapas inscritas: Liberta OAB, OAB de Coração, OAB pra Valer e União pela Advocacia.
Na semana passada, o comitê de Ana Patricia foi atacado. Pintaram sua foto e do vice-presidente, Carlos Tourinho, com tinta vermelha. Segundo a polícia, esse comportamento é muito característico quando se quer atacar uma mulher, pichar a boca e os olhos. E ainda mais grave, quando usado vermelho, que representa sangue e sofrimento. Diariamente, a candidata também sofre ataques misóginos nas redes sociais.
Em 2015, Ana Patrícia Dantas Leão rompeu com uma antiga tradição do setor jurídico e foi eleita a primeira mulher advogada a ocupar a vice-presidência da OAB-BA, sendo reeleita para o mesmo cargo em 2018. Há quase 20 anos na profissão, tem mais de sete mil processos em seu currículo.
A profissional iniciou sua carreira na advocacia em 2002, ingressando na Ordem dos Advogados, para atuação institucional e voluntária em 2013, quando foi vice-diretora da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA) e Conselheira Estadual, contribuindo para o fortalecimento da Escola e promovendo a expansão dos cursos para todo o estado da Bahia. Foi eleita vice-presidente da OAB-BA para os exercícios de 2016-2018 e 2019-2021, onde também atua como membro das comissões de Direito de Família e do Direito Portuário, da OAB Nacional.
Candidatos a OAB Bahia:
Ana Patricia Dantas Leão – OAB de Coração
Daniela Borges – União pela Advocacia
Dinailton Oliveira – OAB pra Valer
Ricardo Nogueira – Liberta OAB