Apontar quais são as redes sociais mais indicadas para se comercializar serviços e produtos é um assunto que divide opiniões e tira o sono de muitos empreendedores. Não é o caso da advogada trabalhista Janaína Bastos. Case estrondoso em todo o país com mais de 2,9 milhões de seguidores orgânicos, ela apresentou a palestra “Tik Tok ou Instagram: qual o melhor para o seu negócio?” na Arena Digital da Bahia Expo & Negócios, na tarde deste domingo (21).
“Hoje em dia, quem não está ‘ponto com’ está ‘ponto fora’”, brincou com a plateia, ao ressaltar que tudo atualmente perpassa pelas redes sociais – 53% da população mundial navegam nesses espaços e 74% fazem compras online. Em quatro anos, o escritório da influencer passou de 21 contratos a 762. Ela atribui a escalada à utilização massiva que faz de aplicativos como Instagram e Tik Tok. E para os que temem a concorrência, foi taxativa, ao afirmar que não existe ramo superinflado, no qual não se possa estabelecer uma relação de competitividade.
Já se vão longe os dias em que o Tik Tok era um ambiente dominado pelas dancinhas. Janaína é adepta do canal, através dele conquista novos clientes e explicou que o algoritmo dessa rede engaja cem vezes mais que o do Instagram.
“O Tik Tok disponibiliza um botão do Instagram. Dessa forma, o lead é atraído para lá”, pontuou, ao informar que conquistou muitos seguidores no Instagram por meio desse botão e que o tráfego reverso é possível também em outros aplicativos. Ela avisa que os tiktokers de uma faixa etária com maior poder de compra têm sido privilegiados, com a finalidade de potencializar a monetização na plataforma.
Mas nem só de Instagram e Tik Tok vive a blogueira do ramo jurídico. A advogada surpreendeu ao revelar que divulga seu trabalho pelo Pinterest, muito mais utilizado por quem comercializa produtos do que pelos que prestam serviços. “Produzo conteúdo para o Pinterest justamente porque lá há poucos advogados. Quem chega primeiro na rede social bebe água limpa”, ensina.
Conteúdo
A qualidade do conteúdo veiculado é determinante para a conclusão da venda. Para tanto, quem comercializa deve proporcionar ao lead uma experiência única, com informação de qualidade sobre aquele produto ou serviço, linguagem simples, direta e atraente. A partir desses elementos, a conexão se estabelece e o lead se converte em cliente. “Torne seu produto desejável”, frisa.
Outra boa dica para ampliar as vendas no ambiente digital é conhecer a fundo a persona do público-alvo do empreendedor. Saber a idade, endereço, lazer, profissão, atividade profissional, dentre outras características, auxilia na construção da persona. “O empresário deve conhecer bem seu cliente para identificar o que ele quer e precisa, para daí então entregar a solução dos problemas”, diz Janaína.
Além desses conselhos, a influencer deixou claro que é fundamental pesquisar e estudar sobre o assunto. “Pesquisei muito sobre todos esses temas, que estão disponibilizados gratuitamente na internet. A constância nas postagens deve ser seguida para gerar o engajamento, que é mais facilmente alcançado com a publicação de vídeos”.
Último dia
Realizada pelo Sebrae, em parceria com o Senac, a segunda edição da Bahia Expo & Negócios terminou neste domingo (21), no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio. O evento gratuito reuniu pequenos negócios das maiores cadeias produtivas do estado contemplando os segmentos de alimentos, bebidas, moda, cosméticos e artesanato.
Ao todo, foram 164 expositores, sendo 99% Micro e Pequena Empresa e 100% baianos. Foram realizados 117 eventos durante a feira, além de caravanas com empresários do interior do estado e rodadas de negócios nacionais e internacionais. Ao todo foram ofertadas mais de 200 horas de capacitação. A Bahia Expo & Negócios conta com apoio da Fecomércio-BA e FIEB, e patrocínio do Senar.