O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), foi agraciado, na noite desta segunda-feira (16), com a mais alta honraria do Estado da Bahia, a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, no grau de comendador, entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo filho do outorgado, Arthur Menezes, em cerimônia realizada no Museu de Arte Contemporânea da Bahia. Outras 21 personalidades/instituições baianas também foram homenageadas.
“É uma enorme honra ser homenageado com a Medalha 2 de Julho, junto com instituições notórias da nossa terra, como o Afoxé Filhos de Gandhy e a Sociedade Protetora dos Desvalidos; além de outras grandes personalidades, como os ex-governadores Nilo Coelho e Antônio Imbassahy. Esta medalha simboliza a luta pela garantia da liberdade e contra qualquer forma de arbítrio, porque não combinamos com tiranos. Tenho defendido que a data do 2 de Julho se transforme em uma comemoração nacional – luta que agora, também, conta com a voz ativa do presidente Lula”, destacou o chefe do Legislativo estadual, emocionado com a distinção.
A Libertadores da Bahia foi instituída pela Lei 11.902, de 20 de abril de 2010, durante o mandato do governador Jaques Wagner, e é simbolizada por uma medalha, em seus três graus de importância – Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.