segunda-feira 18 de novembro de 2024
Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD) - Foto: Lula Bonfim | Ag. A Tarde/Reprodução
Home / JUSTIÇA / Adolfo Menezes pode deixar esposa inelegível e fazer uma mulher assumir o governo da Bahia pela 2ª vez na história; entenda
quinta-feira 9 de maio de 2024 às 09:46h

Adolfo Menezes pode deixar esposa inelegível e fazer uma mulher assumir o governo da Bahia pela 2ª vez na história; entenda

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), decidirá nesta quinta-feira (9) após consultas a advogados segundo o site Política Livre, se irá de fato assumir o comando do Executivo estadual com a viagem do governador Jerônimo Rodrigues (PT), no sábado (11), para a Alemanha. O entendimento de especialistas na área eleitoral é que, caso assuma, Adolfo vai deixar a esposa, Denise Menezes (PSD), pré-candidata a prefeita em Campo Formoso, inelegível.

“A jurisdição do governador é todo o território estadual. Então, neste caso específico, não pode assumir o governo, mesmo que interinamente. Isso tornaria a pré-candidata inelegível”, disse o especialista em direito eleitoral, o advogado Ademir Ismerim.

A terceira na linha sucessória para substituir o governador é a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Caso ela assuma a titularidade do Executivo, será a segunda governadora, mesmo que interina, da Bahia. A primeira foi a desembargadora Silvia Zarif, em 2008. À época, a magistrada também era a presidente do TJ-BA e assumiu o comando do Palácio de Ondina quando o então governador Jaques Wagner (PT) viajou para os Estados Unidos.

Naquela oportunidade, o então vice-governador Edmundo Pereira (MDB) e o então presidente da AL-BA, Marcelo Nilo, também estavam impedidos de assumir o Executivo.

Veja também

Senado derruba possibilidade de bloqueio de emendas, por 47 votos a 14

O Senado aprovou uma alteração no projeto de lei complementar das emendas parlamentares para retirar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!