Atento aos atos golpistas no Distrito Federal, com a invasão dos palácios dos três poderes, ocorridos na tarde do domingo (8), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), com a recomendação do governador Jerônimo Rodrigues, determinou medidas protetivas à Casa do Povo. Seis guarnições da Polícia Militar, com, ao todo, 18 homens do Batalhão de Choque e da 82ª Companhia Independente, responsável pela segurança do Centro Administrativo da Bahia (CAB), passaram a reforçar a segurança do prédio.
De acordo com tenente-coronel Mota Lima, da Assistência Militar da ALBA, as viaturas com os policiais foram posicionadas já às 15h de domingo, permanecendo no local até segunda ordem. “Estamos reavaliando para ver se esta ação deverá permanecer ou não durante os próximos dias. É preciso verificar como está a situação, tanto em Brasília quanto os reflexos nos estados, em suas Assembleias Legislativas. Faremos uma reunião mais tarde. Mas, em princípio, a guarda continuará aqui por mais alguns dias”, disse.
Mota Lima destacou que, de acordo com a inteligência da PM e da Casa Militar do Governador, não há indício, por enquanto, de formação de atos golpistas contra a Assembleia Legislativa.
No momento, três viaturas ficam dispostas na lateral da ALBA, defronte para a avenida, e outras três guarnições percorrem todo o perímetro, ampliando a atenção também aos prédios do Tribunal de Justiça da Bahia e de secretarias de Estado.