Governador interino desde o último sábado (16) após o governador Rui Costa (PT) e o vice João Leão (PP) deixarem a Bahia para cumprir missão internacional, Adolfo Menezes (PSD) tem adotado uma agenda intensa nos primeiros dias no cargo. Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Menezes se afastou do posto legislativo e ficará como comandante do governo por 14 dias.
Ontem, o governador interino vistoriou de acordo com o jornal Tribuna, o andamento das obras de ampliação e modernização do Colégio Estadual Roberto Santos, situado no bairro do Cabula, em Salvador, ao lado do secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues. Em entrevista à imprensa, ele prometeu ter uma postura discreta como gestor estadual. “Todo interino é recomendável que tenha a maior discrição possível. Então, eu não farei nada que fuja as orientações do governador de direito (Rui Costa). Converso com ele todos os dias. O que peço todos os dias a Irmã Dulce, ao Senhor do Bonfim é que as coisas transcorram tudo normal até a volta do governador, esse batalhador incansável que é o governador Rui Costa”, declarou.
Menezes comentou ainda o decreto que assinou para a desapropriação de uma área de 1.406,74m² entre a Rua Pau da Bandeira e a Ladeira da Montanha, em Salvador. A desapropriação, segundo ele, é o caminho para transformar o Palácio Rio Branco em hotel. “A desapropriação do Palácio Rio Branco, um imóvel histórico, um dos mais importantes da nossa Bahia, é porque o Estado não tem condições financeiras de manter todos esses prédios históricos. Então, é melhor dar outra destinação, como a gente vê nos países do primeiro mundo. O governador acredita que, com essa desapropriação, vai tornar mais atraente para um grupo internacional assumir o palácio, mantendo todas as características”, disse.
Adolfo Menezes também ressaltou os investimentos da administração estadual em Educação. ”Estou muito contente de visitar esse grande colégio localizado em um bairro populoso aqui de Salvador, como é o Cabula, e que está recebendo um investimento dessa importância para tantas requalificações. São diversas escolas sendo ampliadas e modernizadas pelo Governo do Estado, tanto na capital como no interior. Uma iniciativa que nunca foi feita por nenhum outro governo. É bom destacar que nenhum país vai se desenvolver se não investir na Educação e é nisso que o governador Rui Costa acredita e está realizando na Bahia”, declarou Menezes.
Anteontem, o governador interino se reuniu com deputados no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No encontro, defendeu a harmonia entre os poderes. “Os deputados estão aqui hoje (anteontem) para uma visita de cortesia para mostrar que as coisas estão transcorrendo na normalidade, de forma muito tranquila e na paz. Afinal de contas, estou aqui como governador da Bahia de forma interina por conta da confiança do governador Rui Costa. Com muita lealdade, vou dar continuidade ao trabalho, cumprindo a agenda e o que já foi combinado antes de ele viajar. Está tudo acordado”, afirmou.