A frente fria que chegou no último sábado (16) em Salvador, teve as chuvas intensificadas desde a madrugada de domingo (17), com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. De acordo com a Coordenação de Monitoramento e Análise das Ações Climáticas e Sistemas de Alerta da Defesa Civil de Salvador (Codesal), em abril já choveu na cidade 145,4mm, o equivalente a 51% da média histórica do mês, que é de 284,9mm.
Os maiores acumulados de chuvas na madrugada desta segunda-feira (18) foram registrados na Federação (33,9 mm), Ondina (33,4 mm), Engenho Velho de Brotas (27,6 mm) e Centro (26,7 mm).
A previsão é de que, até a próxima quinta-feira (21), haverá em Salvador acumulados de chuvas expressivas e rajadas de vento. A tendência é de que as chuvas continuem até sexta-feira (22), reduzindo gradativamente de intensidade. A Codesal informa que o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) está em alerta e apto para atender às demandas solicitadas pela população.
Em algumas regiões de Salvador houve a formação de neblina, resultado da alta umidade na superfície, que condensa antes de chegar à atmosfera. Esta formação está geralmente sobre um lago, sendo raro de ocorrer na capital baiana. As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec).