quarta-feira 26 de junho de 2024
Foto: ASCOM SEMA
Home / NOTÍCIAS / Acordo garante a elaboração de Planos de Manejo para Unidades de Conservação na Bahia
quarta-feira 18 de setembro de 2019 às 07:02h

Acordo garante a elaboração de Planos de Manejo para Unidades de Conservação na Bahia

NOTÍCIAS


Um acordo de cooperação para a elaboração dos Planos de Manejo do Monumento Natural Cânions do Subaé, Parque Estadual Serra dos Montes Altos e Refúgio de Vida Silvestre Serra dos Montes Altos foi celebrado hoje (17), entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Fundação Pro Natura – Funatura, com a interveniência do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da Enel Green Power Cristal Eólica.

O Termo de Compromisso para a Compensação Ambiental (TCCA) garante a efetivação do cumprimento da obrigação do pagamento da Compensação Ambiental pela modalidade indireta pela Enel Green Power, responsável pelos Parques Eólicos Primavera e Cristal. Os recursos somam mais de R$1,2 milhão. “Esse acordo foi um trabalho feito por muitas mãos e que reuniu muitos esforços. É o primeiro passo para um grande avanço da política ambiental na Bahia”, pontuou o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira.

“Essa assinatura marca mais uma parceria da Enel com o Governo do Estado. Já somamos seis parques eólicos em operação na Bahia e é uma satisfação poder contribuir com ações necessárias para a gestão das Unidades de Conservação. Quero destacar ainda que o licenciamento ambiental do estado é referência no Brasil pelo seu rigor e aprofundamento de estudo”, disse Tiago Braga, representante da Enel Green Power.

“O Plano de Manejo é uma poderosa ferramenta de gestão, que vai auxiliar no zoneamento do território e disciplinar as atividades. Esse acordo é uma consolidação do trabalho que vem sendo desenvolvido na área ambiental no estado”, ressaltou a diretora-geral do Inema, Márcia Telles.

O Monumento Natural Cânions do Subaé, que fica no município de Santo Amaro, apresenta significativos recursos naturais de imensos valores cênicos e paisagísticos, propiciando, inclusive, a prática de ecoturismo e esportes radicais. Possui diversas nascentes formadoras dos Rios Peraúna e Sergi, contribuintes do Rio Subaé.

O Parque Estadual da Serra dos Montes Altos foi criado a partir de uma demanda da comunidade, com o objetivo de assegurar a conservação da biodiversidade, garantindo condições para a existência da fauna de mamíferos, com ênfase no cachorro-vinagre, espécie ameaçada de extinção. O Parque abriga muitas espécies raras e endêmicas de ecossistemas naturais de transição Caatinga-Cerrado, além de muitas cachoeiras e nascentes. Fora isso, revela-se com grande potencial para o turismo, com grutas e abrigos formando um vasto patrimônio arqueológico e o sítio arqueoastronômico, a exemplo da “Casa da Pedra”. Fica localizado nos municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Guanambi, Pindaí e Candiba.

Veja também

Líder da bancada evangélica reage sobre porte de maconha: ‘Supremo vai perder para o Congresso’

A bancada evangélica no Congresso reagiu ao Supremo Tribunal Federal (STF), após a Corte reconhecer …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!