Objetivo do encontro é unificar o discurso visando as eleições municipais de 2020 e estaduais de 2022.
O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai se reunir nesta quinta-feira (9) com a bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O encontro ocorrerá no Palácio Thomé de Souza.
De acordo com informações publicadas pelo BNews, o objetivo do encontro é unificar o discurso do grupo, já visando as eleições municipais de 2020 e estaduais de 2022.
A reportagem apurou que o próprio Neto, enquanto líder maior da oposição na Bahia, quer que a bancada tenha uma atuação mais aguerrida, adotando tom mais incisivo nas críticas contra a gestão do governador Rui Costa.
A avaliação é que, atualmente, o grupo, que saiu das eleições do ano passado fragilizado, com perda no número de deputados, tem como arma mais forte contra o governo estadual as críticas a ações da gestão.
Vale lembrar que a bancada não tem mais 21 parlamentares, o que a impede, por exemplo, de pedir abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), um limitador para a atuação do bloco. Os oposicionistas pretendem pautar a imprensa com denúncias contra o governo, dando mais visibilidade à bancada e também às fragilidades da gestão petista.
O movimento também é um forma de fortalecer a candidatura de Bruno Reis a prefeito de Salvador em 2020, já que ele é tratado como o candidato oficial de Neto para sucessão, e azeitar a atuação da oposição pensando na possível candidatura do atual prefeito em 2022. Enquanto líder do grupo, Neto quer conduzir o processo.